Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paes: Exército cancela desfile de 7/9, mas Copacabana terá 'ato' militar

Desfile de 7 de setembro - Agência Brasil
Desfile de 7 de setembro Imagem: Agência Brasil

Colunista do UOL

17/08/2022 17h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), informou no Twitter que foi cancelado o desfile de 7 de Setembro na cidade. Havia grande expectativa, já que o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou há algumas semanas que a parada, tradicionalmente realizada no Centro, seria transferida para Copacabana. No mesmo bairro estão previstas manifestações de grupos bolsonaristas.

Nos últimos dias, militares da ativa e políticos mais próximos do presidente vinham tentando fazer com que ele desistisse da ideia, para evitar que a mudança de local fosse interpretada como apoio das Forças Armadas a manifestantes radicais, que defendem pautas antidemocráticas.

"Fui informado pelo Comandante Militar do Leste que esse ano não teremos o tradicional desfile militar na (Avenida) Presidente Vargas e nem na praia de Copacabana. O ato do Exército vai se dar em um pequeno trecho na Avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana, sem arquibancada ou desfile", explicou Paes.

"Como já havia sido veiculado por alguns órgãos de imprensa, deverão acontecer apresentações da Marinha e da Aeronáutica no mar e no espaço aéreo, sem qualquer tipo de interferência nas pistas da Avenida Atlântica".

O prefeito disse que nos próximos dias terá reuniões com as Forças Armadas para a organização de detalhes. Paes completou dizendo que essa é a "solicitação" que recebeu do Exército Brasileiro.

Paes não esclarece, porém, se o "ato" do Exército terá espaço reservado para autoridades. Mesmo reduzida, essa exibição militar está sendo considerada pelos bolsonaristas como uma concessão aos planos do presidente, que anunciou que estará em Copacabana na tarde do dia 7.