Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
7/9: Decepção com Bolsonaro afasta caminhoneiro autônomo e transportadoras
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
No que depender da participação dos caminhoneiros, a mobilização para manifestações no 7 de Setembro, convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), será bem menor que no ano passado. Representantes da categoria estimam que os motoristas autônomos e os que prestam serviço a transportadoras não deverão participar, ao contrário do que ocorreu no ano passado. "Só caminhões de empresas do agronegócio deverão ser mandados para esses atos", estimou à coluna o deputado Nereu Crispim (PSD-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas.
Segundo Crispim, o principal motivo para esse esvaziamento é a decepção dos caminhoneiros com Bolsonaro. "Ele não cumpriu nenhuma das promessas que fez à categoria em 2018", explica.
Como representante dos motoristas no Congresso, Crispim enviou ofício aos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao procurador-geral da República para garantir que "os caminhoneiros, com ou sem seus caminhões, não participarão de nenhum ato antidemocrático nem de ações que atentem contra as instituições da República".
Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer, concorda com a avaliação do deputado. "Garanto que os caminhoneiros autônomos não irão a essas manifestações", arrisca Litti. "Mesmo os veículos do agronegócio não vão ser tão numerosos quanto no ano passado".
Dieck Sena, presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens de Rio Grande, também acredita que a adesão não vai ser grande. "A gente não vê tanta mobilização, talvez pelo que aconteceu com o Zé Trovão (ativista que se diz caminhoneiro e acabou preso) ou por causa das reivindicações que não foram atendidas", especula. Pelo que percebe dos motoristas das transportadoras, Sena avalia que eles não estarão mobilizados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.