Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

General Santos Cruz deseja que o novo governo seja de 'união nacional'

O ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Alberto Santos Cruz - Pedro Ladeira/Folhapress
O ex-ministro da Secretaria de Governo Carlos Alberto Santos Cruz Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Colunista do UOL

30/10/2022 21h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pouco depois do anúncio oficial do resultado da eleição presidencial, que confirmou Luiz Inacio Lula da Silva como presidente que tomará posse em janeiro, o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz publicou uma mensagem no Twitter pedindo "união nacional".

"Que o novo governo seja para todos os brasileiros, com respeito às diferenças, sem conflitos, aperfeiçoamento das instituições, paz social, redução das desigualdades, apoio aos necessitados, honestidade, transparência e prestígio mundial", escreveu ele.

Santos Cruz foi apoiador de Bolsonaro e participou de sua equipe como ministro da Secretaria de Governo. Algum tempo depois, tornou-se desafeto e pode ser considerado como a voz mais contundente entre os oficiais militares das Forças Armadas contra o presidente.

Apoiou a candidatura de Sergio Moro quando ele ainda estava no Podemos, mas não o acompanhou depois que mudou de legenda.

A colaboradores próximos demonstrou não ter concordado com o movimento de Moro, que fez as pazes com Bolsonaro e chegou a acompanhá-lo nos debates realizados na TV Globo.