Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vamos retirar acampados em conjunto com Exército, anuncia Eduardo Paes

Prefeito do Rio, Eduardo Paes - Zô Guimaraes/UOL
Prefeito do Rio, Eduardo Paes Imagem: Zô Guimaraes/UOL

Colunista do UOL

09/01/2023 08h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), anunciou que até à noite de hoje será feita a retirada do acampamento de manifestantes golpistas montado à frente do Palácio Duque de Caxias, Quartel-General do Comando Militar do Leste (CML), no centro da cidade. "Estou em contato com os militares do Exército e com o governador para essa ação conjunta", explicou Paes à coluna.

Segundo o prefeito, a primeira abordagem será feita pelo Exército. "Os militares farão uma tentativa de convencê-los a sair", afirmou. Perguntado sobre o que acontecerá caso essa tentativa de convencimento não dê resultado, Paes respondeu: "Eles sairão".

Paes está reunido desde cedo na Prefeitura com o secretário de Ordem Pública, Breno Carnevalle, e o comandante da Guarda Municipal, José Ricardo Soares.

Em edição extra do Diário Oficial do Município, publicada hoje, o prefeito do Rio suspendeu férias e licenças dos agentes da Guarda Municipal, além de reduzir o intervalo de folgas.

"Não admitiremos qualquer perturbação da ordem na cidade do Rio, especialmente a que tenha como objetivo atentar contra a democracia e o estado de direito. Seguiremos o rigor da lei", escreveu ele, no Twitter.

Os manifestantes golpistas estão acampados à frente da sede do Comando Militar do Leste (CML) desde o fim do segundo turno da eleição presidencial. Como em outros pontos do país, o grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro diz não aceitar o resultado democrático das urnas e pede intervenção militar.

Ontem, o Ministério Público Federal (MPF) do Rio pediu ao general André Luiz Novaes de Miranda, comandante do CML, a retirada imediata do acampamento.