Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
TCU analisa hoje as contas de Jair Bolsonaro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai apreciar hoje as contas do ex-presidente da República Jair Bolsonaro relativas ao exercício financeiro de 2022. O relator é o ministro Jorge Oliveira. A avaliação verifica se os gastos presidenciais respeitaram as regras fiscais e orçamentárias vigentes
A sessão plenária extraordinária começa às 10h e o parecer prévio será enviado ao Congresso Nacional para julgamento.
O parecer técnico dos auditores do órgão aponta irregularidades como a falta de provisões de R$ 27 bilhões para garantir as restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2023.
Apesar disso, a tendência é que as contas sejam aprovadas, mesmo com ressalvas.
No parecer prévio, o TCU emite opinião sobre os Balanços Gerais da União (BGU) e sobre a execução orçamentária, indicando a aprovação, aprovação com ressalvas ou rejeição das contas.
A análise é feita a partir de documento elaborado pelo órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo. O relatório que acompanha o parecer prévio apresenta uma contextualização econômica, financeira e orçamentária.
O Tribunal faz anualmente análise técnico-jurídica das contas do presidente da República e verifica se foram respeitadas, nos gastos públicos, as principais regras fiscais e orçamentárias, como a aplicação mínima de recursos, exigida pela Constituição Federal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.