Topo

Entendendo Bolsonaro

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Uma despedida

GABRIELA BILÓ/Estadão Conteúdo
Imagem: GABRIELA BILÓ/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

02/01/2023 17h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A entrada do novo ano sinaliza uma troca de gestão na presidência da República. Também marca o ponto final de nossa coluna coletiva Entendendo Bolsonaro. Em diálogo com a equipe de editores do UOL, chegamos à conclusão de que o ciclo de debates e reflexões propostas neste espaço havia se encerrado. O bolsonarismo não se encerra com a queda de Jair Bolsonaro, mas seguirá sendo analisado por outros colunistas deste portal.

O legado nos orgulha. Foram centenas de textos publicados nos últimos quatro anos, que assinalaram uma média anual de 3 milhões de visualizações. Números superlativos para um grupo de mais de 30 pessoas, entre integrantes fixos e rotativos, que gentilmente construíram um espaço plural, consistente e sereno em busca de compreender as dinâmicas inquietantes que nos governaram na quadra que se encerra.

Sob múltiplos olhares — da sociologia à história, da ciência política à psicologia, das relações internacionais à comunicação, da antropologia à filosofia —, a ascensão da extrema direita global e local esteve em permanente questionamento. A todas e todos os brilhantes parceiros que construíram este espaço, nosso muito obrigado.

A você que nos acompanhou durante este período, gratidão — e até breve. Novos projetos desta humilde coluna coletiva surgirão logo mais, aqui mesmo, nas páginas do UOL.

* Rodrigo Ratier, professor de jornalismo da ECA-USP e colunista de Ecoa, coordenou esta coluna.

* Rafael Burgos, jornalista e mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, foi o editor.