PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Diogo Schelp


Corregedoria da PM recebeu 88 denúncias de agressão em 7 meses de 2019

Violência policial - Reprodução/Vídeo
Violência policial Imagem: Reprodução/Vídeo
Diogo Schelp

Diogo Schelp é jornalista com 20 anos de experiência. Foi editor executivo da revista VEJA e redator-chefe da ISTOÉ. Durante 14 anos, dedicou-se principalmente à cobertura e à análise de temas internacionais e de diplomacia. Fez reportagens em quase duas dezenas de países. Entre os assuntos investigados nessas viagens destacam-se o endurecimento do regime de Vladimir Putin, na Rússia, o narcotráfico no México, a violência e a crise econômica na Venezuela, o genocídio em Darfur, no Sudão, o radicalismo islâmico na Tunísia e o conflito árabe-israelense. É coautor dos livros ?Correspondente de Guerra? (Editora Contexto, com André Liohn) e ?No Teto do Mundo? (Editora Leya, com Rodrigo Raineri).

Colunista do UOL

14/07/2020 10h50

A Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo registrou 1.115 denúncias contra policiais entre janeiro e julho de 2019, mas não soube informar quantas resultaram em procedimento administrativo ou Inquérito Policial Militar.

Apenas 3 dessas denúncias foram por extorsão e 88 por agressão policial. A corregedoria não soube informar quantos dos policiais denunciados por agressão foram afastados de suas funções no período pesquisado. Os dados foram obtidos pela coluna por meio da Lei de Acesso à Informação.

Sobre a ausência de alguns dos dados solicitados, a resposta da corregedoria foi: "Em atendimento à sua solicitação, esclareço não é realizada a tabulação do quantitativo de procedimentos administrativos ou inquéritos policiais-militares instaurados em decorrência de Registros de Denúncias cadastradas pela Corregedoria da Policia Militar."

Diogo Schelp