Topo

Diogo Schelp

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Fala de Biden é admissão de que EUA abandonaram afegãos à própria sorte

Colunista do UOL

16/08/2021 17h54

O presidente americano Joe Biden defendeu, em pronunciamento na Casa Branca na tarde desta segunda-feira (16), sua estratégia de retirada das tropas americanas remanescentes no Afeganistão, país onde os Estados Unidos mantinham presença militar há quase 20 anos.

Ao reconhecer que o colapso do exército e do governo afegão, seguido da tomada da capital Cabul pelo Taleban, "aconteceu mais rápido do que prevíamos", Biden deixou claro que ele e seus estrategistas militares já contavam com a volta ao poder da milícia fundamentalista no país.

Como se servisse de consolo, ele afirmou que o governo americano vai continuar apoiando os afegãos "por meio da diplomacia" e que vai sempre "falar em favor das mulheres e meninas afegãs".

São elas, é claro, as primeiras e maiores vítimas do retorno da repressão religiosa que o Taleban irá impor em todo o país — como vem impondo nas províncias que já estavam sob seu domínio. A diplomacia de Biden, no entanto, não vai conseguir ajudar as mulheres afegãs.

O presidente americano tratou de empurrar para o agora inexistente governo afegão e seu exército a culpa pelo avanço do Taleban. Ele lembrou que os americanos treinaram os soldados afegãos, pagaram seus soldos e até criaram uma força aérea para eles — mas que eles decidiram não lutar.

Ou seja, o governo Biden estava apostando que haveria combates entre Taleban e o exército afegão. Em outras palavras, os Estados Unidos bateram em retirada esperando deixar para trás uma guerra civil — que acabou não ocorrendo.

Também culpou os próprios aliados afegãos pelo fato de os Estados Unidos não terem evacuado antes aqueles que se sentem agora ameaçados pelo Taleban. Segundo ele, os civis afegãos que apoiavam os americanos não quiseram sair antes pois não acreditavam que a situação chegaria ao ponto atual. Difícil acreditar.

O "erro de cálculo" do governo Biden é espantoso: o avanço militar do Taleban já vem de semanas, conquistando capital provincial atrás de capital provincial.

Ele anunciou que, para conter o caos e garantir uma evacuação segura de funcionários americanos e aliados, enviará 6.000 soldados para o Afeganistão. Se o Taleban não respeitar os esforços de evacuação, disse Biden, os Estados Unidos irão revidar com toda força militar.

Já não parece uma ameaça que o Taleban levará a sério.

Biden deixou claro em seu pronunciamento que já contava com a volta do regime Taleban e que seu governo, em nome dos erros de governos passados, lava as mãos quanto ao que vai acontecer com a população afegã daqui para frente.