Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro dá uma fraquejada só de pensar em debates

Colunista do UOL

31/05/2022 19h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na edição desta terça-feira (31) da Live UOL, comentei a declaração de Michelle Bolsonaro (PL) de que o marido é "imbrochável".

A primeira-dama buscou legitimar a imagem de valente que o presidente se esforça em construir, mas que não combina com a realidade.

Hoje, por exemplo, Bolsonaro afirmou que só pretende participar de debates em um eventual segundo turno das eleições, mesmo assim com perguntas pré-definidas. A ideia, segundo ele, é não "baixar o nível" dos encontros.

"No primeiro turno, a gente pensa [se participa ou não]. Por que? Se eu for, os dez candidatos ali vão querer a todo o tempo dar pancada em mim e eu não vou ter tempo de responder a eles. Um vai fazer pergunta para o outro e vão dar pancada em mim", justificou-se o presidente, dando uma fraquejada preventiva.

A fala contraria a pose de "machão" vendida por ele e, agora, por Michelle, que, na verdade, entrou em cena por iniciativa de Valdemar da Costa Neto, o dono do PL, para tentar diminuir a rejeição do amarelão entre o eleitorado feminino. Comportando-se como o marido, porém, vai ser difícil atrair o voto das mulheres que consideram Bolsonaro uma figura grosseira. Na dúvida, talvez seja o caso de mandar a primeira-dama aos debates em seu lugar.

Assista à íntegra desta edição da minha Live com Madeleine Lacsko, na qual abordamos este e outros assuntos, como a declaração do ex-presidente Lula de que Geraldo Alckmin foi contra o impeachment de Dilma Rousseff, o choro de Gusttavo Lima, os cachês de cantores sertanejos pagos com dinheiro público, e os desdobramentos da investigação sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos, em Sergipe. Nossa live é transmitida diariamente, das 17h às 18h, no canal de Youtube do UOL e nos perfis do portal no Facebook e no Twitter.