Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ciro Nogueira faz a festa do orçamento

Colunista do UOL

02/06/2022 21h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na edição desta quinta-feira (02) da Live UOL, falei sobre a distribuição desigual de ambulâncias para os estados, com os aliados do ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, sendo favorecidos no Piauí. É o mesmo mecanismo do orçamento secreto, pelo qual parlamentares destinam as verbas relativas às chamadas emendas de relator para prefeituras e hospitais comandados por familiares e amigos.

Em 2021, o Piauí teve 123 ambulâncias aprovadas para financiamento, número que corresponde a 18% de um total de 683 para todo o país, de acordo com o sistema do Fundo Nacional de Saúde. Chamado nos bastidores de "presidente-executivo", por mandar e desmandar no orçamento, Nogueira foi quem emplacou no STF um ministro natural de Teresina, Kássio Nunes Marques, o primeiro indicado de Bolsonaro.

Nesta noite, aliás, o ministro do Supremo derrubou uma decisão colegiada do TSE, tomada por 6 votos a 1, e devolveu o mandato do bolsonarista Fernando Francischini (ex-PSL, agora União Brasil), deputado estadual do Paraná. Nunes Marques é uma espécie de ambulância piauiense da turma de Bolsonaro e Nogueira.

Assista à íntegra desta edição da Live UOL, na qual também falamos do deputado federal Éder Mauro (PL-PA), que quer levar uma professora ao paredão; da necessidade de furar bolhas para enxergar a realidade; da importância de ir além do desmentido no combate à desinformação; da reação de Ciro Gomes à amarelada de Lula para os debates; e das distorções de Lula sobre as relações entre EUA, Ucrânia e África.

Com Madeleine Lacsko, analiso os principais assuntos do país, das 17h às 18h, de segunda a sexta, ao vivo, nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.