Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Avanço de Bolsonaro sobre youtuber contraria defesa da liberdade

Colunista do UOL

18/08/2022 18h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A irritação do presidente Jair Bolsonaro (PL), ao ser chamado de "tchutchuca do centrão" pelo youtuber de direita Wilker Leão, foi tema da Live UOL desta quinta-feira (18).

A confusão aconteceu em frente ao Palácio do Planalto, onde Bolsonaro está acostumado a falar apenas para a claque de seu cercadinho, sem ser confrontado, muito menos criticado.

Enquanto tirava selfies com apoiadores, o presidente foi provocado pelo youtuber com perguntas sobre a sanção da restrição à delação premiada e da criação da figura do juiz de garantias, dois dos jabutis inseridos no pacote originalmente anticrime, que acabou ganhando o apelido de "pró-crime". Depois de ser derrubado no chão por um dos homens em seu entorno, Leão passou a chamar Bolsonaro de "vagabundo", "covarde" e "tchutchuca do Centrão".

Irritado - já que orçamento secreto bilionário sob controle de Arthur Lira é mesmo injustificável -, o presidente segurou o youtuber pela gola da blusa e pelo braço e ainda tentou tentou pegar o celular de Leão. Sim: o mesmo Bolsonaro que queria transformar roubo de celular em crime hediondo e vem posando de defensor da liberdade de expressão, com declarações como: "Surgiu uma nova classe de ladrão, que são aqueles que querer roubar a nossa liberdade."

Apesar das palavras mais duras, as críticas do manifestante nem sequer chegam aos pés dos ataques perpetrados pelos bolsonaristas que se tornaram alvos de medidas judiciais, como se pode lembrar, por exemplo, aqui. Esses ataques, muitas vezes enquadrados como ameaça, incitação ao crime ou crime contra a honra, são encobertos pelo discurso genérico do presidente a favor do direito da manifestação do pensamento.

Mas basta uma hostilidade ser direcionada a Bolsonaro - sempre hipersensível quando sai de sua bolha - que ele mostra o limite da liberdade alheia.

Na Live UOL, conversei, excepcionalmente, com o professor de Filosofia e Mestre em Ciências da Religião, Paulo Cruz. Madeleine Lacsko volta amanhã. Com ela, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.