Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Relatório do PL contra urnas é pretexto para Bolsonaro aloprar

Colunista do UOL

30/09/2022 16h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O relatório apresentado pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, questionando a segurança das urnas eletrônicas, foi um dos assuntos da Live UOL de quinta-feira (29).

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o partido pagou ao menos R$ 225 mil ao IVL (Instituto Voto Legal), para a elaboração do documento - chamado de mentiroso e fraudulento pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No relatório de 130 páginas, intitulado 'Resultados da Auditoria de Conformidade do PL no TSE', o PL acusa um "quadro de atraso" no tribunal em relação a "medidas de segurança da informação", o que geraria "vulnerabilidades relevantes" para a apuração dos votos.

O documento em papel timbrado do partido foi divulgado a quatro dias das eleições e no mesmo em que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse durante visita ao TSE que não há "sala secreta" de apuração de votos, contradizendo declarações infundadas de Bolsonaro.

Com um texto contra e uma fala a favor, Valdemar mostra seu jogo duplo. Ele fornece um pretexto aloprado para Bolsonaro contestar eventual derrota, mas mantém outro para legitimar a eleição da bancada de deputados do PL, cujo tamanho definirá o volume dos recursos dos fundos públicos (eleitoral e partidário) que o partido receberá.

Valdemar sabe que precisa cuidar da sua lojinha.

Na Live UOL, falamos também a convocação de Bolsonaro para que seus eleitores usem verde e amarelo no próximo domingo; e sobre a declaração do candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) de que ele e o ex-presidente Lula (PT) são contra o aborto.

Com Madeleine Lacsko, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.