Topo

Bolsonaro ameaça usar Forças Armadas contra veto do TSE que não existe

Do UOL, em São Paulo

28/09/2022 21h16Atualizada em 29/09/2022 10h15

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, ameaçou acionar as Forças Armadas para fechar seções eleitorais que proibirem o uso de camisas da seleção brasileira de futebol ou outras vestimentas nas cores verde e amarela no domingo (2). Entretanto, esse veto não existe por parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"O que as Forças Armadas puderem garantir para vocês votarem de verde e amarelo, vai ser garantido. Eu determino, vou determinar às Forças Armadas, que vão participar das seguranças, qualquer seção eleitoral em que for proibido entrar com a camisa verde e amarelo, não vai ter eleição naquela seção", afirmou em live hoje à noite.

O que houve foi um pedido de membros de entidades da sociedade civil que integram o Observatório de Transparência da Eleição para que o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, levasse ao plenário da Corte uma proposta para proibir o uso de camisetas da seleção brasileira por mesários —e não para quem for votar, como distorceu Bolsonaro. Isso ocorreu na última segunda-feira (26).

No dia seguinte, Moraes afirmou que não estuda vetar o uso da camisa da seleção por mesários.

Os autores da proposta teriam dito a Moraes que o uso das camisas por mesários pode gerar animosidade nas seções eleitorais do País, por causa do contexto de polarização excessiva e belicosidade entre as campanhas dos candidatos à Presidência.

Novos ataques a Alexandre de Moraes

Na transmissão, Bolsonaro deu continuidade aos ataques contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e disse que o TSE estaria conspirando a favor de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O TSE é presidido por Moraes.

"Tem interferência demais. Ele tá com medo de quê? Um mar de verde e amarelo? Vocês estão preocupados com um mar de verde e amarelo votando? Aparecer o nome do Lula ganhando, é isso TSE? É isso TSE? Essas mediddas é para proibir isso aí? Eu tô convidando a todos voluntariamente votar com a camisa verde e amarelo", falou.

"Estamos numa democracia ou estamos no estado do Alexandre de Moraes? Tá com medo do quê? Que o mundo vai mostrar imagens do Brasil indo votar com verde e amarelo, e qual a preocupação, Alexandre? É que apareça o Lula ganhando no primeiro turno, é isso?".

*Com informações da Agência Estado.