Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Paciência' é discurso hipócrita de Lula sobre reações à PEC do Precipício

Colunista do UOL*

17/11/2022 21h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL desta quinta-feira (17), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou o discurso do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no qual o petista voltou a criticar o teto de gastos.

"O que é o teto de gastos no país? Você tenta desmontar tudo aquilo que é do social, mas não mexe um centavo do sistema financeiro. Não mexe um centavo daqueles juros que os banqueiros têm de receber. Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência", disse o presidente eleito na COP27, no Egito —no dia seguinte à entrega ao Senado da minuta da PEC da Transição.

Para Felipe Moura Brasil, o discurso de Lula é hipócrita e prejudica a credibilidade fiscal do país. "'Paciência' porque quem vai ser prejudicado com a alta do dólar e, por conseguinte, pela alta da inflação é justamente a população mais pobre que ele jura defender. Não é ele, que é rico, nem seus amigos bilionários que oferecem jatinhos para ele viajar tranquilamente".

O colunista fez um paralelo entre a alteração das regras no teto de gastos com mudanças feitas anteriormente em outras áreas. "Olhando de fora a política como um todo, vemos sempre o mesmo método. Você tem uma regra, aquela regra começa a atrapalhar os interesses dos políticos e eles se unem para afrouxar essa regra ou acabar com ela, como aconteceu com a legislação penal e com a lei de improbidade administrativa", comentou.

"O teto de gastos atrapalha o interesse do político em gastar dinheiro para conseguir a sua popularidade da maneira mais fácil e em manter todas as suas mamatas, então vamos afrouxar essa regra. Só que é preciso colocar algo em troca e nem isso —qual vai ser a nova regra afrouxada para funcionar como âncora fiscal no lugar do teto de gastos— a campanha de Lula conseguiu apresentar", analisou Moura Brasil.

A curiosa explicação do vice-presidente Hamilton Mourão para o sumiço de Jair Bolsonaro (PL); a ausência de policiais civis e militares estaduais na equipe de transição do governo; e o descontrole de bolsonaristas em atos antidemocráticos também foram assuntos da Live UOL.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.