Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nem Eduardo Bolsonaro no Qatar abala narrativa de bolsonaristas fanáticos

Colunista do UOL*

28/11/2022 21h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL desta segunda-feira (28), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil falou sobre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), flagrado curtindo a Copa do Mundo, no Qatar.

"Eduardo Bolsonaro está lá aproveitando a vida, enquanto apoiadores do presidente estão pegando chuva na porta dos quartéis, pedindo intervenção. Se o impacto viesse de Bolsonaro, seria mais forte e deixaria muita gente desnorteada, mas dos filhos, apesar de balançada, a narrativa desse grupo ainda é mantida", disse o colunista.

Felipe Moura Brasil destacou que os ativistas estão tão hipnotizados pelas narrativas dos Bolsonaro que já são mais bolsonaristas que a família do presidente.

"Quando Eduardo Bolsonaro aparece lá no Qatar curtindo a vida adoidado, como a família sempre adorou fazer, eles têm uma reação um pouco crítica no primeiro momento, porque é uma imagem e não 'a imprensa que está dizendo', mas logo acionam aquele advogado de defesa interno —do qual fala o [doutor em psicologia social pela Universidade da Pensilvânia] Jonathan Haidt— para dizer 'não é por eles, é pela liberdade, contra a ditadura de toga', etc. Eles ficam com as narrativas bolsonaristas e tentam, pelo menos, se descolar dos filhos de Jair Bolsonaro", analisou Moura Brasil, que também falou sobre a dificuldade desse grupo em reconhecer que foi alvo de manipulação política.

"É muito difícil admitir que você foi enganado, passar pelo autoexame, pelo vexame e pela humilhação. Mas sem esse tipo de coisa não se cresce e não se evolui mental e intelectualmente. Esses atos servem para blindar o presidente e sua família e essas pessoas estão servindo a isso enquanto eles estão lá torrando o dinheiro, que vem dos pagadores de impostos. O método dessas pessoas é dizer que qualquer um que esteja fazendo um alerta, querendo o bem, é comunista, vendido ou passou para o outro lado. Não vão acordar nunca?", comentou, apontando a distância entre a prática e a retórica dos Bolsonaro.

A primeira aparição de Bolsonaro em um evento público, depois de sua derrota nas urnas; os insultos ao cantor Gilberto Gil, no Qatar; e o comportamento agressivo do deputado federal reeleito André Janones (Avante-MG), nas redes sociais também foram assuntos da Live UOL.

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.