Topo

Felipe Moura Brasil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Estupidez do bolsonarismo raiz ajuda Lula a passar boiada do PT

Colunista do UOL*

29/12/2022 19h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Por Redação UOL Notícias

Na Live UOL, desta quinta-feira (29), o colunista do UOL Notícias Felipe Moura Brasil comentou a declaração do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de que sua posse será tranquila.

Durante anúncio de novos nomes para seu ministério, Lula ressaltou que o 1º de janeiro deve ser um dia de celebração e alfinetou "quem perdeu as eleições".

"Todo mundo está convidado para o ato da posse. Por favor, domingo, estejam aí e não fiquem preocupados com barulho. Quem perdeu as eleições, que fique quietinho, porque quem ganhou tem direito a fazer uma grande festa popular aqui em Brasília", disse o presidente eleito.

Para Felipe Moura Brasil, Lula investe no "nós contra eles" e se aproveita do comportamento de bolsonaristas radicais para tentar encarnar o salvador da Pátria e escapar de uma vigilância crítica sobre ele.

"A estupidez do bolsonarismo raiz — que, importante ressaltar, não é de todos os eleitores de Jair Bolsonaro (PL)— ajuda Lula a passar a boiada do PT, que é o que temos visto acontecer neste momento. Há uma série de questões que deveriam estar sendo alvo de vigilância e do senso crítico de pessoas que não fazem parte das patotas política e ideológica do petismo", comentou.

"Esse bolsonarismo reacionário, aloprado, intervencionista e incendiário está preocupado em fazer baderna e posar de vítima das reações institucionais. Percebendo isso, Lula investe na contraposição. Posa de 'salvador da Pátria' porque se mostra como a única alternativa existente —e o que não faltam são mentes binárias acreditando que só existem duas possibilidades. Ele investe nessa contraposição justamente para que não haja grande vigilância crítica sobre ele", analisou Moura Brasil, destacando também a ausência de uma oposição sensata e democrática, neste momento.

"É assombroso constatarmos que certos economistas liberais —que declararam voto em Lula, no segundo turno da eleição, para tirar Bolsonaro— estão fazendo mais oposição a medidas concretas, adotadas pelo governo eleito no período de transição, do que os bolsonaristas. Não vemos, neste momento, a representação de uma direita sensata, democrática e que não tenha telhado de vidro".

Felipe Moura Brasil e Madeleine Lacsko debatem os principais assuntos do país diariamente, das 16h às 17h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter. Com horários especiais de fim de ano, na próxima semana, a live será transmitida apenas na terça e na quinta-feira, voltando ao ar todos os dias, a partir de 9 de janeiro.