Topo

Jamil Chade

Líder em óbitos, Brasil registra quase 25% das mortes no mundo em 24h

Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo-SP, abre dezenas de covas para receber vítimas de covid-19 - Suamy Beydoun/AGIF
Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo-SP, abre dezenas de covas para receber vítimas de covid-19 Imagem: Suamy Beydoun/AGIF

Colunista do UOL

28/05/2020 17h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De cada dez pessoas que se contaminaram com o coronavírus no mundo em 24 horas, uma delas ocorreu no Brasil. E de cada quatro mortes, uma envolveu alguém no país.

Dados publicados nesta quinta-feira pela OMS confirmam que o país se transformou no novo epicentro da crise, somando o maior número de mortes no mundo no período avaliado.

Os dados da OMS estão defasados e se referem à situação internacional comunicada a ela por cada um dos governos até as 5h desta manhã. Ainda assim, a agência considera como o único registro mundial oficial de todos os dados e usa a informação como um retrato da situação internacional.

No mundo, foram 104 mil novos casos registrados nas 24 horas analisadas. No total, a OMS cita a existência de 5,5 milhões de casos.

Nos últimos sete dias, apenas EUA e Brasil tiveram mais de 100 mil novos casos registrados.

No território americano foram 24 mil novos casos em 24 horas, contra 16,3 mil no Brasil. Naquele momento, o país somava 391 mil casos.

O Brasil ainda representa quase 25% das mortes. Foram 4,2 mil óbitos em todo o mundo nas 24 horas analisadas. 2,5 mil deles ocorreram nas Américas. No Brasil, o número foi de 1039, o mais elevado de todos e superando os EUA em quase o dobro. Nas cidades americanas, o registro repassado para a OMS foi de 590 mortes neste período.

Até a finalização da contagem da OMS, o Brasil somava 24,5 mil mortos. No mundo, esse número era de 353 mil.

Sozinho, o Brasil tem praticamente o mesmo número de mortes registrado na Europa, com 1,1 mil em seus 27 países. Juntos, esse bloco tem o dobro da população do país.

Pelos números na ONU, o Brasil soma 2,7% da população mundial.

Cloroquina

Uma vez mais, em seu informe, a OMS deixa claro que "não recomenda" a cloroquina nem como tratamento contra o coronavírus e nem como medida de prevenção. A agência suspendeu ainda os testes com o remédio, até que a questão de segurança do produto seja esclarecida.

Uma decisão deve ser anunciada apenas em meados de junho.