Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro será convidado para abertura da Copa América

Colunista do UOL

07/06/2021 17h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Aeroportos de Goiânia e Cuiabá serão internacionalizados para receber aviões de delegações
  • No sábado, Bolsonaro garantiu o apoio do governo ao evento em reunião com Conmebol

O presidente Jair Bolsonaro será convidado para participar da abertura da Copa América, em Brasília. O jogo inaugural ocorre no dia 13 de junho, com Brasil e Venezuela se enfrentando em campo e sem público na arquibancada.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) acredita que o presidente deve ser convidado como retribuição pelo apoio que deu ao evento.

O torneio estava sendo programado para ser disputado na Colômbia e Argentina. Mas, por diferentes motivos, ambos rejeitaram organizar o evento. A solução foi levar a Copa para o Brasil.

Na noite de sábado, ainda no comando da CBF, o então presidente Rogério Caboclo participou de uma reunião da Conmebol. Durante o encontro, ele telefonou para Bolsonaro e o colocou para falar aos demais cartolas, em um viva voz.

Numa mensagem curta, o presidente garantiu o apoio do governo ao evento e disse entender a insatisfação dos jogadores, que naquele momento ameaçavam não disputar o torneio. O apoio do Palácio do Planalto foi decisivo para que a Copa América fosse confirmada no Brasil.

De acordo com fontes ligadas à Conmebol, o governo tem ainda acelerado trâmites burocráticos para permitir que o evento ocorra no país.

Uma das decisões tomadas foi a de internacionalizar os aeroportos de Cuiabá e Goiânia, o que permitirá que esses locais possam receber aviões com delegações sul-americanas. As cidades servirão de sedes para os jogos.

Assim, não haverá necessidade de que equipes tenham de fazer escala ou passar por São Paulo, Brasília ou Rio de Janeiro.

O afastamento de Caboclo também é visto como uma esperança na Conmebol para que a relação entre governo, comissão técnica e jogadores seja pacificada.

Numa manobra costurada com cuidado, foi acordado que os jogadores emitirão um comunicado para declarar sua insatisfação diante do evento. Mas que optarão por disputar o torneio.

A CBF, por sua vez, irá responder ao comunicado indicando que respeita a posição dos atletas e que agradecerá pelo gesto dos jogadores de entrar em campo.