Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
G7 convida aliados para cúpula, mas frustra planos de Bolsonaro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Resumo da notícia
- Ambição do governo brasileiro de se aproximar de economias liberais do G7 não se concretiza
- Organizadores da cúpula que começa nesta sexta-feira optaram por convidar Índia, Coreia do Sul e Austrália
- Bolsonaro também ficou de fora da cúpula do G7 em 2019, quando Macron optou por convidar Chile, África do Sul e Egito
As principais economias do mundo desenvolvido realizam nesta sexta-feira sua cúpula, com uma pauta que inclui a resposta à pandemia, a recuperação do crescimento econômico e meio ambiente. A relação com a China e Rússia também irá dominar as conversas, num debate evidente sobre a reconstrução do sistema internacional para a era pós-pandemia.
O G7, neste ano, optou por repetir o que já é uma tradição e convidou aliados. Mas deixou o presidente Jair Bolsonaro de fora, frustrando os planos do governo brasileiro de se aproximar dos países ricos.
No evento que é sediado pelo governo britânico, o G7 (formado por Canadá, Reino Unido, Itália, Japão, França, EUA e Alemanha) estendeu o convite para Índia, Coreia do Sul e Austrália.
Há dois anos, na França, o presidente Emmanuel Macron também fez convites a parceiros e emergentes durante a cúpula do G7. Mas, uma vez mais, o Brasil ficou de fora. Paris optou por chamar o Chile, Egito, África do Sul, Senegal, Índia e Ruanda.
Em 2020, Bolsonaro anunciou que Donald Trump o havia convidado para a cúpula, que seria organizada nos EUA. Mas a pandemia e a derrota eleitoral do republicano obrigaram a Casa Branca a reconsiderar o evento.
Dentro do governo brasileiro, as esperanças eram elevadas de que Trump incluiria o Brasil em uma nova aliança para repensar o mundo, no período pós pandemia. Em abril de 2020, numa reunião ministerial, o então chanceler Ernesto Araújo chegou a comentar que apostava numa redefinição do sistema internacional diante da covid-19 e indicava que haveria uma possibilidade real de que o Brasil fizesse parte de uma espécie de novo diretório mundial, ao lado dos EUA.
"Eu tô cada vez mais convencido de que o Brasil tem hoje as condições, tem a oportunidade de se sentar na mesa de quatro, cinco, seis países que vão definir a nova ordem mundial", disse o então ministro, naquele encontro com a presença de Bolsonaro. "É, outro dia a...na conversa do presidente com o primeiro ministro da Índia, o indiano disse que vai ser tão diferente o pós-coronavírus do pré quanto pós Segunda Guerra do pré", explicou Araújo.
Mas a ausência na mesa das maiores economias do mundo passou a ser uma frustração para o governo brasileiro que, desde que chegou a poder, demonstrou que tinha como objetivo se alinhar aos interesses do Ocidente. Parte da estratégia ainda envolve uma adesão à OCDE.
Enquanto isso, o governo brasileiro esvaziou o Mercosul, desfez alianças na América do Sul, se afastou de projetos na África e passou a minimizar a cúpula dos Brics.
Mas a aproximação esperada com as economias ricas não se concretizou da forma que se esperava e o Brasil continuou fora da mesa de negociações.
No G7, se a ausência da China ocorre por uma questão estratégica e geopolítica, a situação do Brasil é interpretada no meio diplomático como um sinal da perda de prestígio internacional do país e de resistência por parte dos países ricos em aceitar a presença de Bolsonaro na mesa de negociações.
A primeira real participação do Brasil nos eventos das economias desenvolvidas ocorreu em 2003, quando o então presidente Jacques Chirac convidou o país e outros emergentes para a cúpula em Evian e que, naquele momento, era conhecida como G8.
O Brasil fez parte dos eventos de 2005, na Escócia. Em 2006, Angela Merkel uma vez mais convidou o Brasil para a cúpula que ela organizava, algo que se repetiu no ano seguinte no Japão e em 2008 na Itália.
A partir de 2009, diante da crise econômica mundial, o G20 tomou o espaço que era do G7. Com as economias emergentes se transformando em um novo motor do crescimento global, uma das metas dos BRICS era justamente a de retirar o peso político do G7 e transferir para o novo grupo o papel de diretório do mundo.
Naquele momento, o então ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chegou a dizer que "o G8 morreu". "Não representa mais nada", disse. "Eu não sei como vai ser o enterro, às vezes o enterro ocorre lentamente."
"Hoje, por qualquer critério, economias como China, Brasil e Índia são economias importantes, que têm um efeito na economia mundial maior do que muitos outros que estão no G8", disse.
A partir daquele momento, o Brasil passou a se distanciar do G8, mas por uma ação deliberada do governo.
O cenário muda radicalmente com o fim do governo de Dilma Rousseff. Mas o caráter transitório do governo de Michel Temer não credenciava o país a voltar à mesa dos grandes.
A morte do G8, como previa Amorim, não ocorreu. Quando finalmente Bolsonaro assume, sua política externa tem como ambição convencer americanos e europeus a lidar com o Brasil como um aliado Ocidental e com projetos econômicos liberais. Mas, pelo menos por enquanto, o presidente brasileiro continua fora dos debates.
Em 2022, sua última chance dependerá de um convite da Alemanha, país que presidirá o G7 no próximo ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.