Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mortes no Brasil disparam e país tem 3º maior número do mundo, diz OMS

Atendimento em unidade de Manaus, que registrou alta de mais de 2.000% de casos de covid em janeiro - Arthur Castro/Governo do Amazonas
Atendimento em unidade de Manaus, que registrou alta de mais de 2.000% de casos de covid em janeiro Imagem: Arthur Castro/Governo do Amazonas

Colunista do UOL

07/02/2022 16h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil está na terceira posição entre os países que registraram o maior número de mortes pela covid-19, na semana que terminou neste último domingo (6).

Dados publicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta segunda-feira (7) revelam que o Brasil uma vez mais superou todos os países europeus e está abaixo apenas de Estados Unidos e Índia, locais com uma população muito superior à brasileira —o Brasil tem 212,6 milhões de habitantes; os EUA, 329,6 milhões; e a Índia, 1,38 bilhão.

De acordo com os dados da OMS, em sete dias, foram:

  • 5,2 mil mortes no Brasil,
  • 7,8 mil na Índia e
  • 16,4 mil nos EUA.

Na semana anterior, os dados mostraram um total de 3,3 mil óbitos no país, o que já representava uma expansão de 88% em relação aos sete dias anteriores.

A tendência no caso brasileiro é de alta, indo na contramão de países que tinham sido duramente atingidos pela pandemia de coronavírus nas últimas semanas.

Segundo os dados da OMS, a quarta posição, na semana, é da Rússia, seguida por México, Itália e França.

Na lista de total de mortes registradas desde o início da pandemia, o Brasil ocupa a segunda posição, com 631.802 óbitos, de acordo com a organização. À frente, estão os Estados Unidos, que somam 893.870. Em terceiro, segue a Índia, com 502.874.

Novos casos

Em termos de novos números de contaminações, o Brasil se manteve na quarta posição, repetindo a mesma classificação da semana anterior. Mas a diferença com os demais epicentros de casos vem caindo de forma importante.

Nos EUA, foram 2 milhões de novos casos em sete dias, contra 1,6 milhão na França e 1,3 milhão na Alemanha. No Brasil, foram 1,25 milhão, seguido pela Rússia e Índia.

Se na Europa governos se preparam para relaxar as medidas de controle e tratar a covid-19 como uma doença endêmica, a OMS vem alertando que nem todos os países do mundo estão em condições de seguir o mesmo caminho neste momento.

O temor da agência é que, em locais onde os casos continuam a subir, a opção por liberar a circulação do vírus acabe ampliando a crise sanitária e colocando uma pressão ainda maior sobre o sistema de saúde.

Para a OMS, a ordem é a de reagir com cautela diante da variante ômicron, ainda que existam sinais de a variante ser mais suave. Na avaliação da agência, em países onde o sistema de saúde é frágil ou a taxa de vacinação não atingiu níveis elevados, o risco de morte é real.

Acompanhe esta e outras notícias no UOL News: