Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Silêncio de Bolsonaro diante de ameaças golpistas gera alerta internacional

Colunista do UOL

27/12/2022 04h00Atualizada em 27/12/2022 13h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Entidades e governos estrangeiros estão preocupados com a posse de Lula (PT), no dia 1º de janeiro de 2023, que deve contar com mais de 50 delegações de alto nível do exterior. Segundo a coluna apurou, o principal motivo de alerta é o silêncio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus aliados diante das ameaças contra a cerimônia e indícios de possíveis atentados da extrema direita.

A reportagem do UOL apurou que as notícias sobre a prisão de suspeitos por planejarem ataques, assim como a organização de manifestações violentas, estão sendo acompanhadas de perto por organismos estrangeiros.

Alguns, ainda sob a condição de anonimato, indicaram que estudam emitir alertas internacionais às autoridades nacionais, com o objetivo de cobrar garantias de que golpistas sejam processados e que a posse de Lula possa ocorrer.

Entre embaixadas estrangeiras em Brasília, o Natal foi em parte interrompido para que os postos enviassem às capitais pelo mundo alertas sobre a prisão de George Washington Souza, 54, suspeito de atos terroristas.

Assista o documentário 'As Vozes de Bolsonaro' no Youtube de MOV.doc

Mas o que tem preocupado de fato os governos estrangeiros?

  • O silêncio de Bolsonaro diante das ameaças e descobertas de planos de atentados violentos. Segundo diplomatas europeus, a opção de um líder por não se pronunciar é uma característica da extrema direita, diante de um movimento supostamente espontâneo de ataques contra instituições;
  • A comprovação da existência de células da extrema direita ou mesmo indivíduos aguardando sinais por parte das lideranças para agir;
  • O aumento da circulação de mensagens em redes bolsonaristas sobre eventuais "acontecimentos" que poderiam marcar a posse.

Ainda antes da votação no Brasil, cientes da comunicação entre grupos de extrema direta de todo o mundo, democracias estabeleceram uma espécie de aliança informal para sair em apoio ao processo eleitoral no país.

A blindagem ainda não terminou e, de acordo com fontes estrangeiras, a presença de um número inédito de líderes na posse de Lula faz parte de uma ofensiva para garantir que a extrema direita não seja capaz de reverter um resultado legítimo das urnas.

A ausência de Bolsonaro na transferência da faixa presidencial não seria exatamente uma surpresa. Segundo o ex-ministro e embaixador Rubens Ricupero, a comunidade internacional já "precificou" essa decisão do atual presidente de não participar da posse e repetir o comportamento de Donald Trump, nos EUA.

Mas isso não significa o fim dos problemas. Segundo membros da equipe que prepara a transferência de poder, há uma decisão deliberada por uma intensificação do aparato de inteligência, antes do dia 1º de janeiro.

Um esquema de segurança está sendo montado para receber cerca de 30 lideranças internacionais e mais 20 delegações de alto nível, de acordo com fontes no Itamaraty. É o maior contingente de personalidades estrangeiras, chefes de Estado, de governo, monarcas e ministros em uma posse na democracia no Brasil.

Silêncio é usado como disfarce pela extrema direita. Michel Gherman, professor do departamento de sociologia da UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos Judaicos, relata sua preocupação.

Essa é a ponta de um iceberg do qual não temos uma noção completa de sua dimensão. A lógica do silêncio é típica da extrema direita. Uma lógica de que 'não controlo, de que não oriento e apenas mostro a direção a partir de códigos'. Michel Gherman (UFRJ)

Gherman lembra que, nesses últimos meses, o Brasil já viveu um surto de violência na eleição e agora caminha para uma onda de atentados mais sérios que visam "instalar o caos". Autor do livro "O não judeu judeu: A tentativa de colonização do judaísmo pelo bolsonarismo" (Fósforo Editora), ele ainda destaca como o Brasil tem uma tradição de atentados terroristas por parte do Exército.