Topo

Jamil Chade

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em Lisboa, as feridas abertas de um Brasil abalado

Constituição queimada é exibida em exposição do STF sobre objetos destruídos em atos golpistas - Paulo Roberto Netto/UOL
Constituição queimada é exibida em exposição do STF sobre objetos destruídos em atos golpistas Imagem: Paulo Roberto Netto/UOL

Colunista do UOL

05/02/2023 16h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Intervalo entre debates em um hotel de luxo de Lisboa nesta semana. Na mesa do café, um empresário pergunta a outro: "qual é a distância entre Lisboa e o Brasil?"

O interlocutor fez algumas estimativas, detalhou as rotas aéreas entre os dois continentes e, depois de uma pausa, respondeu com um tom filosófico: a ex-metrópole e a ex-colônia nunca estiveram tão próximas.

Será?

Organizado pelo Lide nos dias 3 e 4 de fevereiro, o encontro entre empresários, ministros de diferentes tribunais, banqueiros e políticos em Lisboa debateu os rumos do país, sua democracia e até novas formas de governos.

Mas entre discursos com um otimismo ensaiado, a promessa de que uma nova era estava começando e convites para que estrangeiros desembarquem no Brasil, não houve como esconder a existência do mal-estar de uma nação traumatizada por anos de destruição.

Um país que ainda lida com suas feridas abertas e com as ruínas escancaradas dos ataques contra o estado de direito ou da explosão da fome. Um país que se depara com supostos planos de golpes - na forma de minutas encontradas na casa de um ex-ministro ou na denúncia surreal de um senador.

Ao tomar o microfone, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, insistia que não aguentava mais ouvir diagnóstico. "Todos sabemos o que fazer", disse, em um tom de indignação.

E apresentou à audiência dados reveladores da situação social do Brasil:

  • 79% das casas não tem aspirador de pó;
  • 83% das famílias não tem cafeteira;
  • Só 15% das residências têm máquina de lavar roupa automática.

Instantes depois, foi a vez do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, admitir que sua gestão descobriu que não havia sinal de internet para 120 mil alunos em bairros de um dos maiores polos de riqueza do continente.

Por videoconferência, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, alertou que 125 milhões brasileiros vivem algum tipo de insegurança alimentar, um escárnio para um país que se gaba em dizer que alimenta 1 bilhão de pessoas pelo mundo.

Claudio Castro, governador do Rio, ainda citou ações para tentar impedir que o crime organizado se transformasse em fonte de empréstimos para uma parcela das comunidades mais pobres da capital carioca. Uma nova versão de "shadow-banking"?

Bancos que cobraram dos administradores da Americanas uma nova postura e que permitam que a Justiça elucide o rombo bilionário em suas contas.

Não faltou sequer o ex-presidente Michel Temer dizendo que o impeachment era um "trauma". Sim, ele mesmo.

O contraste entre a realidade apresentada e a cidade onde a conferência estava sendo realizada ecoava em silêncio pelos salões sofisticados. Bastava abrir as janelas para se deparar com uma uma sociedade que apostou na coesão e distribuição de renda como armas para a paz social.

O evento - que não contou com um só palestrante afrobrasileiro, nenhum indígena, nenhum ambientalista e com pouquíssimas mulheres - também foi revelador por seu esquema de segurança montado.

Para se deslocar de um local da cidade a outro, o grupo contou com batedores abrindo caminho pelas ruas de Lisboa, enquanto atiradores também foram chamados para que fossem colocados em pontos estratégicos. No total, mais de cem agentes de segurança foram mobilizados.

Um excesso de zelo dos portugueses depois dos acontecimento em Nova York contra ministros do Supremo Tribunal Federal ou simplesmente mais um sintoma do que se transformou o Brasil onde o ódio se instalou como estratégia política legítima?

Ao longo de dois dias, ficou evidenciado que a distância entre Lisboa e Rio não pode ser medida em quilômetros ou em quantidade de voos que ligam dois países. Mas em direitos.

E, por essa régua, há uma verdadeira fossa tectônica entre Brasil e Portugal.

*O jornalista Jamil Chade viajou a Lisboa a convite do Lide.