Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula se reúne com Xi no dia 14 de abril

Lula e Geraldo Alckmin no Palácio da Alvorada, em Brasília - Ricardo Stuckert
Lula e Geraldo Alckmin no Palácio da Alvorada, em Brasília Imagem: Ricardo Stuckert

Colunista do UOL

31/03/2023 23h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido


As novas datas para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão definidas. O brasileiro viaja para Pequim e Xangai entre os dias 11 e 14 de abril.

A data havia sido proposta pelo governo brasileiro, depois que Lula foi obrigado a cancelar sua viagem nesta semana por conta de uma pneumonia. A meta de ambos os lados era a de remarcar a nova data com uma certa urgência, sinalizando a dimensão do interesse de Pequim e de Brasília pela aproximação estratégica entre os dois países.

Xi aceitou a proposta de datas e o encontro entre os dois presidentes ocorrerá no dia 14, em Pequim. Na ocasião, todos os mais de 20 acordos que teriam sido assinados nesta semana serão finalmente anunciados, incluindo em áreas de semicondutores, satélites, BNDES e turismo.

Um dia antes, em 13 de abril, Lula estará em Xangai para a posse de Dilma Rousseff como presidente do NDB, conhecido como o banco dos Brics. Ela já assumiu suas funções. Mas aguarda a visita do presidente brasileiro para realizar a solenidade.

Lula voltará a viajar para a Ásia em maio, para a cúpula do G7 no Japão. Mas o Itamaraty não queria vincular um encontro ao outro, temendo que Pequim interpretasse o gesto como uma redução da importância política da viagem.

Com a nova data, o petista perderá uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que estava prevista para o dia 12 de abril. Mas Lula estaria de volta a tempo de receber o chanceler russo. Serguei Lavrov estará em Brasília no dia 17 de abril para encontrar o presidente.