Trump anunciará tarifas contra carros estrangeiros hoje; ações caem
Ler resumo da notícia
O presidente americano, Donald Trump, irá anunciar tarifas contra carros importados nesta quarta-feira. A notícia foi revelada pela Casa Branca, indicando que os detalhes serão apresentados ainda hoje.
Instantes depois, o mercado financeiro registrou uma queda. As ações da General Motors caíram 1,7% no começo da tarde desta quarta-feira, enquanto as ações da Ford perderam 1,5%.
A ofensiva faz parte de uma operação de Washington por adotar uma nova política comercial, exigindo reciprocidade de outras economias e privilegiando as empresas nacionais. Críticos, porém, alertam que as medidas protecionistas ameaçam elevar o preço de automóveis nos EUA, com um impacto para a taxa de inflação.
Não foi anunciado quais países serão afetados. O presidente, porém, tem criticado os europeus por dificultar a entrada de veículos americanos em seu mercado.
Trump já aplicou tarifas contra alumínio e aço, além de adotar medidas contra o Canadá, China e México.
No próximo dia 2 de abril, ele ainda promete revelar um pacote de barreiras que podem afetar também o Brasil. A ideia da Casa Branca é de que tarifas de um país contra bens americanos serão respondidas com barreiras contra produtos estrangeiros.
"Trump quer que os EUA voltem a ser uma potência industrial", afirmou Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.