Jeferson Tenório

Jeferson Tenório

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Caso de racismo revela que universidade precisa de mais professoras negras

Mais um episódio de racismo envolvendo a Universidade do Rio Grande do Sul veio à tona. O acaso ocorreu em julho deste ano, mas veio a público agora. A professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação Glaucia Aparecida Vaz relata que, ao chegar ao prédio da instituição para dar aula, foi verbalmente atacada na recepção por um aluno.

Segundo seu depoimento, o rapaz estava alterado por não concordar com uma nota em uma avaliação e ainda afirmou que ela "não sabia qual era o lugar dela". Em seguida, disse que, mesmo que ela fosse "uma loirinha dos olhos azuis", continuaria sendo perseguida e odiada. A identidade do agressor não foi revelada.

A universidade abriu um processo disciplinar para investigar o caso. Nesta semana, uma comissão com a participação de dois professores e um aluno foi criada para acompanhar o caso. A comissão terá 30 dias para apontar quais medidas serão tomadas em relação ao aluno. Enquanto não há uma definição, o estudante segue frequentando as aulas normalmente, segundo a direção da faculdade.

Casos como esse reforçam a necessidade da ocupação de mais professores negros na universidade.

O sistema de cotas nesses dez anos proporcionou a entrada massiva de pessoas negras e pobres, o que, de certo modo, mudou a cara da universidade brasileira. Trata-se de uma revolução silenciosa que se deu na última década.

Uma revolução que trouxe pautas importantes para o ambiente acadêmico como: racismo estrutural, privilégios da branquitude, críticas aos saberes eurocêntricos e o reconhecimento e valorização dos saberes indígenas e da cultura afrodiaspórica. Não foi pouca coisa.

Uma sociedade que ainda não consegue conceber pessoas negras em cargos de prestígio e de poder reage com violência. Uma mulher negra como professora universitária, por exemplo, é vista como uma peça fora do lugar.

Por isso, a frase do aluno de que a professora "não sabia qual era o lugar dela" confirma a lógica racista, a de que Glaucia não deveria estar ali justamente porque o imaginário da branquitude só concebe pessoas negras em posições subalternas.

O que chama atenção nesse caso é que a reivindicação do aluno era porque não teria alcançado a nota máxima. Segundo a professora, o aluno teria tirado 14, e não 15, que é a pontuação mais alta. O que só reforça um comportamento de alguém bastante incomodado com a figura de uma professora negra universitária.

Continua após a publicidade

As cotas raciais fazem parte de uma luta histórica dos movimentos negros e sociais. Beneficiou e continua beneficiando uma parte da população negra.

No entanto, precisamos avançar na ocupação de outros espaços, pois, para além da reparação histórica, precisamos sobretudo naturalizar a presença de pessoas negras em todos os postos da sociedade.

Enquanto Glaucia Aparecida Vaz for uma das poucas professoras negras dessa universidade, casos como esses, infelizmente, tendem a se repetir.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes