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José Roberto de Toledo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após ganhar debate, Simone Tebet tem chance de sair do acostamento

Colunista do UOL

29/08/2022 05h34

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Simone Tebet foi a vencedora do primeiro debate presidencial de 2022 aos olhos dos eleitores indecisos, segundo o Datafolha. A candidata do MDB aparece com apenas 2% das intenções de voto nas pesquisas, sem viés de alta até agora.

  • O maior perdedor foi Jair Bolsonaro. Ao final do debate, 51% dos entrevistados avaliaram que o presidente foi o que teve pior desempenho entre os seis candidatos.
  • O resultado só não foi pior para Bolsonaro porque seu principal adversário, Lula, também não foi bem: 21% disseram que ele foi o pior entre os debatedores.
  • Ciro Gomes (PDT) foi o segundo mais bem avaliado.
  • O principal assunto foi a participação feminina e como as mulheres são tratadas pela sociedade e pelos políticos.
  • Após atacar a jornalista Vera Magalhães, que lhe fizera uma pergunta, Bolsonaro atraiu as críticas dos adversários sobre como trata as mulheres.
  • O debate atrapalhou os líderes, deu sobrevida à chamada terceira via e, no limite, pode ajudar a levar a eleição ao 2º turno.

Tebet empatou com Ciro no primeiro e terceiro blocos, e venceu sozinha no segundo bloco.

  • Na avaliação do conjunto do debate, Tebet foi considerada a que seu saiu melhor para 43% dos entrevistados, quase o dobro da taxa de Ciro (23%).
  • Em seguida vieram Lula e Bolsonaro (ambos com 10%), Felipe D'Ávlia, do Novo (8%), e Soraya Thronicke, do União Brasil (2%).

E daí? O debate ultrapassou o Fantástico do Rede Globo em audiência no Ibope/Kantar, com picos beirando os 15 pontos.

  • No Google Trends, as buscas por "debate" na noite de domingo foram equivalentes às buscas por "Bolsonaro" e "Lula" nos dias em que ambos foram entrevistados no Jornal Nacional.
  • Lula e Bolsonaro, somados, foram citados cerca de 2 milhões de vezes no Twitter ao longo do debate.
  • Dois em cada três eleitores indecisos mudaram de opinião sobre em quem votariam ao final do debate. E 80% disseram que o debate foi "muito importante" para a definição de seus votos.

Pontos altos e baixos do debate, segundo os eleitores:

  • Surpresa com o desempenho de candidatos "desconhecidos", especialmente Simone Tebet, que demonstrou firmeza em suas palavras, na opinião dos entrevistados.
  • Ciro Gomes demonstrou conhecimento, mas não apresentou propostas, só atacou Lula e Bolsonaro.
  • Os entrevistados sentiram falta de propostas dos candidatos em relação à economia, geração de renda, geração de empregos e contra desmatamento.
  • A decepção foi com os ataques pessoais, principalmente entre Lula e Bolsonaro; os entrevistados ficaram com a sensação de que estavam mais preocupados em atacar um ao outro do que apresentar propostas de governo.

Metodologia - A pesquisa qualitativa Datafolha foi feita ao vivo com 64 eleitores indecisos, divididos em três salas virtuais. Os eleitores assistiram ao debate em suas casas e responderam, pela internet, a uma bateria de perguntas sobre o desempenho dos candidatos ao final de cada etapa do debate.

Ao mesmo tempo, moderadores em cada uma das três salas virtuais estimularam os eleitores a se manifestarem com frases sobre o que assistiram. Esse é um dos objetivos da pesquisa qualitativa: captar as impressões e expressões dos eleitores.

"Indecisos" é um nome genérico para cinco grupos de eleitores selecionados pelo Datafolha:

  • eleitores que diziam que votariam em branco ou nulo;
  • eleitores que não tinham candidato;
  • eleitores de Ciro, de Bolsonaro e de Lula que admitiam a possibilidade de mudar seu voto.

Os eleitores que participaram da pesquisa são homens e mulheres de todas as regiões do Brasil, com idades entre 22 anos e 69 anos, e renda entre 2 e 10 salários mínimos.

A amostra é ampla mas não é grande o suficiente para ser considerada uma pesquisa quantitativa como as que são divulgadas toda semana com as intenções de voto. Os resultados dessa pesquisa qualitativa não podem ser extrapolados para o total do eleitorado. Os resultados servem como sinalização de como os eleitores indecisos que participaram do processo reagiram aos candidatos. É uma pista, não um veredito.

O debate foi organizado em conjunto por UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura.