Topo

José Roberto de Toledo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Congresso tem o dever de pedir explicações ao BC; é do jogo político

Colunista do UOL

08/02/2023 20h26Atualizada em 09/02/2023 06h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Congresso Nacional tem o dever de pedir explicações ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a alta taxa de juros do Brasil.

A opinião é do colunista do UOL José Roberto de Toledo. No programa Análise da Notícia de hoje, ele também afirmou que isso faz parte do jogo político.

Em reunião realizada hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líderes governistas cogitaram convocar Campos Neto para dar explicações sobre a taxa de juros ao Congresso.

O Congresso pode convocar qualquer um. Primeiro ele convida, e se o cara não aparece, aí ele convoca."
José Roberto de Toledo

No dia 1º de fevereiro, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu manter, pela quinta vez seguida, a taxa básica de juros em 13,75%.

Jogo político mudou. Toledo relembrou que, em seus governos anteriores, Lula e o governo tratavam o Banco Central com pressões não públicas. Ele afirmou que Lula usava seu vice para fazer críticas públicas ao BC e depois "dava broncas" nos bastidores.

Agora, segundo Toledo, o presidente do BC possui um mandato e não pode ser demitido e, por isso, a situação é diferente, apesar de Campos Neto precisar prestar contas.

O jogo mudou e não adianta mais o Lula dar bronca [nos bastidores]. (...) O jeito que Lula encontrou é bater publicamente e o Haddad, ministro da Fazenda, vai lá e põe panos quentes."

Lula joga para a plateia. Ainda durante o programa, o colunista afirmou que Lula está "falando mal da taxa de juros há uma semana" para jogar para sua plateia. "Ele posa de antibanqueiro e antimercado, embora vá fazer o jogo da política fiscal restritiva no final das contas."

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: