Conteúdo publicado há 29 dias
Siga nas redes
Opinião

Análise: Eleitor não terá condição de participar do debate eleitoral no RS

No Análise da Notícia desta terça-feira (21), a cientista política Deysi Cioccari argumentou a favor do adiamento das eleições municipais em todo o Rio Grande do Sul. Para a especialista, os eleitores não terão condições emocionais de participar do debate eleitoral porque ainda estarão lidando com os estragos das enchentes que assolaram o Estado nas últimas semanas. O abalo afetará a qualidade do voto, diz Deysi.

Acredito que não é o momento, pelo psicológico das pessoas, acredito que o debate não vai ser positivo. Acredito também na qualidade do voto, que ela vai se perder no meio disso tudo. As pessoas estão querendo reconstruir suas casas, ainda estão de luto pelas pessoas que perderam. E assim, de novo, mais de 90% das cidades foram atingidas, não tem clima pra isso assim.

Imagina a cabeça de uma pessoa pra votar, eu como cientista política, sempre defendi a qualidade do voto. Se a gente quer um debate eleitoral de qualidade, a gente tem que envolver a população. Agora me digam que cabeça que as pessoas vão ter pra participar de um debate eleitoral. Deysi Cioccari, cientista política

A cientista política ressaltou ainda que tem receio que os debates eleitorais foquem apenas nas questões ambientais e deixem as demais áreas de lado.

O meu receio é que aconteça durante o período eleitoral uma caça às bruxas em relação à pauta ambiental, como já está acontecendo o uso político disso. Se a gente chegar no período eleitoral e colocar isso em debate, o meu receio é que outras pautas importantes, como a saúde, como a educação, elas fiquem de lado.

Defendo o momento eleitoral como um debate político, mas acredito realmente que a qualidade do voto —esse é o meu ponto— a qualidade do voto agora, nesse momento, não vai ser positiva. Eu acho que as eleições vão acabar acontecendo por todo o entorno. Eu acredito que elas vão acabar acontecendo. Mas eu realmente acredito que não é o momento pelo psicológico das pessoas. Eu acredito que o debate ali não vai ser positivo, não vai. E eu acredito também na qualidade do voto, que ela vai se perder no meio disso tudo. Deysi Cioccari, cientista política

Eduardo Grin: Abrir precedente de adiar eleição no RS é perigo para democracia

Também no programa de hoje, o cientista político Eduardo Grin afirmou que, diante das enchentes que assolam há semanas o Rio Grande do Sul, abrir o precedente de adiar as eleições municipais seria um risco ao processo democrático e um prêmio aos maus governantes.

Continua após a publicidade

Na nossa democracia, para nós adiarmos as eleições num contexto como esse em que nós ainda temos democracia em jogo, em risco no Brasil, me parece um precedente muito perigoso porque logo aí na frente nós podemos ter quaisquer outras razões que possam ser justificadas e isso pode ser muito prejudicial para a nossa democracia.

Não queremos voltar ao que foi a ditadura militar, a postergação dos mandatos de prefeitas e prefeitas em 76, o problema que houve com a postergação para mais dois anos de mandatos de prefeitas e prefeitas em 1982, acho que a democracia veio para ficar depois de 88 com um valor importante e é na democracia que se resolve as adversidades.

Entendo que adiar as eleições significa premiar os maus prefeitos e as más prefeitas, que tinham chance, sim, de terem atuado de maneira preventiva, sobretudo considerando que há um histórico do Estado de problemas climáticos, como enchentes e chuvas, e mais recentemente aquelas enchentes e chuvas que aconteceram em setembro e novembro do ano passado. Eduardo Grin, cientista político

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes