Boulos não conseguiu atrair eleitor de Marçal, diz diretora do Datafolha
Derrotado no segundo turno da eleição de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) tentou reduzir sua rejeição mas falhou em atrair o eleitorado de Pablo Marçal (PRTB), disse Luciana Chong, diretora do Datafolha, em entrevista ao A Hora Extra.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) venceu com 59,35% dos votos válidos (3,39 milhões); Boulos perdeu com 40,65% (2,32 milhões). Os votos nulos foram 6,75% (431 mil) e os brancos, 3,67% (234 mil).
Dias antes do segundo turno, Boulos foi sabatinado pelo próprio Marçal nas redes sociais, apesar da campanha de primeiro turno ser marcada por ataques e mentiras do coach contra Boulos. Porém, a estratégia não foi o suficiente para fazer frente às obras realizadas em peso por Nunes nos últimos meses.
A gente viu aqui em São Paulo que, de fato, Boulos não conseguiu atrair o eleitor do Marçal. No primeiro turno, a cidade ficou dividida em um terço para cada candidato, praticamente, e havia a dificuldade de atrair esse eleitor. Na eleição municipal, conta muito o que é feito no dia a dia mesmo, mais até do que as questões nacionais. Acho que isso acabou reelegendo o Nunes.
Luciana Chong, diretora do Datafolha
'Eleitor de Marçal estava escondido'
Chong também comentou a metodologia da pesquisa Datafolha para o segundo turno, que chegou a ser questionada pela campanha de Boulos. Ela destacou que o eleitor de Marçal estava "escondido", e que o instituto de pesquisa precisou ponderar os dados com os resultados do primeiro turno.
Na última pesquisa Datafolha antes das eleições, o instituto projetou Nunes vitorioso com 57%, e Boulos com 43%.
Logo na primeira pesquisa [para o segundo turno], a gente descobriu que o eleitor do Marçal estava escondido. A gente teve dificuldade de encontrar esse eleitor, porque o Marçal sempre dizia que ia ganhar no primeiro turno, e, quando isso não aconteceu, o eleitor parecia que estava se escondendo das pesquisas.
Resolvemos utilizar o voto declarado do primeiro turno para ponderar os resultados. Isso foi muito questionado, mas foi uma escolha adequada e correta para a gente garantir que estava representando de fato aquele eleitor também que não estava querendo responder às pesquisas.
Luciana Chong, diretora do Datafolha
Acompanhe a apuração completa do segundo turno das eleições em todo o Brasil no UOL News.
Na semana, o UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.