Topo

Josias de Souza

Prioridade é Supremo estável, não juiz de garantias

Rosinei Coutinho/STF/29.nov.2018
Imagem: Rosinei Coutinho/STF/29.nov.2018

Colunista do UOL

23/01/2020 18h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se fosse feita uma pesquisa para saber a opinião dos brasileiros sobre as deficiências do Judiciário, seria difícil encontrar quem incluísse o juiz de garantias na lista de prioridades. Mas muita gente certamente diria que o Brasil precisa de um Supremo Tribunal Federal estável —um tribunal que não desfaça a si mesmo em cada decisão. Infelizmente, a autofagia do Supremo reforça a vocação da Corte para transformar o que é ruim em algo muito pior.

Reza a Constituição que o Supremo é um poder independente. O diabo é que a independência que os ministros concedem a si mesmos para decidir tudo em despachos individuais acaba minando a independência da própria instituição. No caso do juiz de garantias, não há outro remédio senão o envio da encrenca para o plenário do Supremo nos primeiros dias de fevereiro, quando o Judiciário volta das férias.

O Supremo precisa dizer, num julgamento com a participação dos seus 11 membros, se a presença de dois juízes em cada processo, do modo como foi aprovado pelo Congresso, fere ou não a Constituição.

O pior é que, embora todos saibam o que precisa ser feito, não há a menor garantia de que a coisa acontecerá. Como relator dos recursos contra a criação do juiz de garantias, Fux não tem um prazo para liberar o processo. Para complicar, o decano Celso de Mello tirou licença médica.

De concreto, por ora, apenas uma constatação: já não se pode dizer que a criação do juiz de garantias não teve serventia. A iniciativa serviu para confirmar que pelo menos uma coisa já está garantida no Brasil: a insegurança jurídica. Há de tudo no Supremo, exceto segurança.

O ministro Marco Aurélio Mello tem razão quando diz que a autofagia que leva Luiz Fux a mastigar uma decisão de Dias Toffoli joga água no moinho da deterioração de uma cada vez mais hipotética supremacia do Supremo.