Topo

Josias de Souza

Mourão: 'Tudo sob controle, não sabemos de quem'

Rafaela Felicciano/Metrópole
Imagem: Rafaela Felicciano/Metrópole

Colunista do UOL

18/04/2020 01h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chamar a troca de comando no Ministério da Saúde de samba do crioulo doido seria uma injustiça com Sérgio Porto, o magistral criador da alegoria. No samba original, o crioulo entoou: "Joaquim José / Que também é / Da Silva Xavier / Queria ser dono do mundo / E se elegeu Pedro II."

O samba não dizia coisa com coisa. Mas era taxativo. A cerimônia do Planalto foi igualmente incompreensível. A diferença é que o espetáculo de Brasília teve a viscosidade de uma porção de gelatina.

Saiu Henrique Mandetta, acusado de privilegiar no combate ao vírus o isolamento social em detrimento dos empregos. Entrou Nelson Teich, que diz não ter a intenção de alterar abruptamente a tática de exilar os brasileiros em casa.

Ao discursar, Jair Bolsonaro, o presidente hipotético, pregou a reabertura do comércio. Simultaneamente, reconheceu que o Supremo o proibiu de decretar a medida, atribuindo-a a governadores e prefeitos.

Testemunha da coreografia em que um presidente anticientífico substituiu a ciência pela ciência na pasta da Saúde, o vice-presidente Hamilton Mourão resumiu a cena para os repórteres: "Tudo sob controle, não sabemos de quem!"