Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Em quem votar - Datafolha, Ipec ou Quaest?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada na madrugada desta quarta-feira, Lula (44%) aparece dez pontos percentuais à frente de Bolsonaro (34%). Há dois dias, o Ipec divulgou sondagem na qual a vantagem de Lula era de 16 pontos. Há seis dias, o Datafolha informara que Bolsonaro estava 12 pontos atrás do seu rival, a meio caminho entre o Ipec e a Quaest, institutos que estão separados por uma distância que ultrapassa a margem de erro de dois pontos.
Numa campanha marcada pelo excesso de ameaças, pela escassez de ideias e pela polarização entre dois candidatos ultramanjados, a profusão de pesquisas tornou-se o autêntico fato novo da temporada de 2022. Datafolha, Ipec e Quaest realizam pesquisas presenciais. Questionam os eleitores cara a cara. Asseguram que suas pesquisas retratam a realidade do momento com um grau de confiança superior a 95%.
Alguém pode argumentar que há diferenças metodológicas entre as pesquisas. É verdade. Uma da distinções é o percentual de eleitores de baixa renda que cada instituto inclui na sua amostragem: 57% no Ipec, 50% no Datafolha e 38% na Quaest. Isso pode ser uma boa explicação. Mas não é solução para quem está atrás de boa informação.
São três as serventias das pesquisas no momento: 1) Orientar os candidatos. Mesmo os que dizem não acreditar nelas ajustam suas estratégias; 2) Orientar os financiadores das campanhas. Alguns já fogem da caixa registradora do comitê da reeleição; 3) Desorientar o eleitor. Quem deseja evitar o segundo turno opera no lusco-fusco sombreado da dúvida.
No momento, o eleitor que percorre o noticiário em busca de orientação sobre a corrida presidencial pergunta aos seus botões, que não respondem porque também estão confusos: Em quem votar no dia 2 de outubro -Datafolha, Ipec ou Quaest? A escolha entre um instituto ou outro pode significar a troca do candidato dos sonhos pelo voto útil. No limite, pode definir se haverá ou não um segundo round sangrento.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.