Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Paulo Gonet pode fazer quase tudo, só não vale papel de bobo

Alexandre de Moraes deu prazo de cinco dias para que Paulo Gonet se manifeste sobre a conversão da embaixada da Hungria em hospedaria de Bolsonaro entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Mandou dizer analisará o que fazer apenas depois de receber o parecer do procurador-geral da República.

Em 2019, quando estava na bica de escolher o seu primeiro procurador-geral, Bolsonaro deu de ombros para a autonomia constitucional do Ministério Público. Numa declaração, incluiu o chefe do órgão dentro do organograma do governo. Comparou sua gestão a um jogo de xadrez.

Bolsonaro declarou que o procurador-geral da República é a dama -ou rainha. Definiu o chefe do Ministério Público como peça mais poderosa do tabuleiro, pois pode se movimentar em todas as direções. O presidente seria o rei, o mais importante, porque perdê-lo significa ser derrotado no jogo. Escolhendo Augusto Aras, blindou-se por quatro anos.

Destronado, Bolsonaro está agora nas mãos de Paulo Gonet. Indicado por Lula e aprovado no Senado com o apoio da bancada bolsonarista, o novo procurador-geral vem adotando nos inquéritos relacionados a Bolsonaro um comportamento de anti-Aras. Revela rara sintonia com Alexandre de Moraes.

No caso dos pernoites de Bolsonaro na embaixada húngara, Gonet pode fazer quase tudo por Bolsonaro, só não vale papel de bobo. Qualquer cidadão pode refugiar-se numa embaixada e requisitar asilo político a um ditador amigo. A questão é que, diante de um esboço tão nítido da rota de fuga de um investigado, o procurador-geral e o Supremo não têm o direito à inércia. Bolsonaro odeia a realidade, mas é o único lugar onde se pode conseguir uma tornozeleira eletrônica. Ou um mandado de prisão preventiva.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes