Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Tabata desafia Pablo Marçal: 'Não foge que vai ser pior!'

Na política, os acontecimentos mudam tão rapidamente que aqueles que hesitam em fazer alguma coisa são geralmente surpreendidos por alguém fazendo a coisa. Receosos de confrontar sob refletores o vale-tudo adotado por Pablo Marçal, Guilherme Boulos, Ricardo Nunes e José Luiz Datena transformaram a hesitação num processo de valorização do papel de Tabata Amaral na corrida à Prefeitura de São Paulo.

Beneficiada pela vacilação dos homens, Tabata avança sobre Marçal nas searas jurídica e política. No sábado, seu partido, o PSB, obteve na Justiça Eleitoral liminar que bloqueou os perfis de Marçal nas redes sociais. Nesta segunda-feira, levou à internet, um vídeo no qual rememora o processo judicial que envolve Marçal e gruda o acrônimo do PCC na imagem do rival que se especializou em depreciar biografias alheias com acusações falaciosas.

"Uma pesquisa por seus aliados esbarra sempre nas mesmas letras. P de Pablo, C de coach e C de criminoso", disse Tabata no vídeo, antes de afirmar que anseia por um novo confronto com Marçal no debate promovido pela TV Gazeta e pelo site MyNews, no próximo domingo. "Os outros candidatos já disseram que não vão. Vamos ser só eu e você. Vou apresentar as minhas propostas para a cidade, mas também vou desmascarar você mais uma vez. [...] Não foge, que vai ser pior!", declarou Tabata, em timbre de desafio.

Este será o terceiro debate. No segundo, Boulos, Nunes e Datena ausentaram-se. Fustigado por questionamentos de Tabata, Marçal transformou sua presença numa constrangedora ausência. Disse que responderia às indagações no conforto do Instagram, seu habitat natural. Nesse meio tempo, a fuga dos marmanjos foi punida com um Datafolha que revelou a ascensão meteórica de Marçal, agora tecnicamente empatado com os líderes Boulos e Nunes.

Para driblar o veto judicial às suas redes, Marçal criou perfis alternativos. Só no Instagram, ganhou quase que instantaneamente 2,8 milhões de seguidores. No seu vídeo, Tabata insinuou ter desvendado o truque. "A gente já identificou como ele ganhou tantos seguidores na conta nova em tão pouco tempo." Ofereceu o spoiler do que parece ser o esboço de nova ação judicial: "Não foi graças ao rostinho harmonizado dele", fustigou.

A dinâmica da campanha não favorece Tabata. No Datafolha, ela aparece em quinto lugar, numericamente atrás de Datena. Mas ainda que não obtenha o triunfo eleitoral, como parece provável, o confronto direto com Marçal já rendeu à candidata um feito político: Tabata sairá da campanha municipal maior do que entrou.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes