Plano de Lula para SP é de vidro
A campanha de Guilherme Boulos chega à reta final do primeiro turno tropeçando nos cacos da estratégia voltada à periferia de São Paulo. Feito de vidro, quebrou-se o plano de Lula de usar Marta Suplicy como isca para fisgar votos nos fundões da capital paulista.
Em dezembro do ano passado, discursando numa conferência do PT sobre as eleições municipais, Lula lamentou que um "metalúrgico que ganha R$ 8.000" já não quer votar no partido. Descobre em São Paulo que há males que vêm para pior.
Segundo o Datafolha, Ricardo Nunes tem mais votos do que Boulos na periferia, especialmente entre os eleitores que recebem até dois salários mínimos e que têm baixa escolaridade. Na semana passada, Nunes prevalecia sobre o preferido de Lula nesse nicho por 31% a 20%.
Com as arcas cheias, o prefeito dispõe de um bumbo de R$ 15 bilhões em investimentos em 2024. É mais do que o triplo do montante investido por Bruno Covas em 2020, quando foi reeleito para a poltrona herdada por Nunes.
Pragmático, o eleitor pobre parece mais interessado no asfalto que passa defronte de sua casa hoje do que nas memórias de antigas realizações de Marta na prefeitura, como os CEUs, Centros Educacionais Unificados.
Há nove meses, na conferência do PT, Lula convidou os companheiros para uma reflexão: "Será que estamos falando aquilo que o povo quer ouvir de nós? Ou será que temos que aprender com o povo como é que fala com eles?".
Em São Paulo, Lula tem dificuldades para se comunicar até com o seu eleitor. Ricardo Nunes rala para retirar votos bolsonaristas do cesto de Pablo Marçal. Mas recebe de presente um pedaço do eleitorado que votou no padrinho de Boulos em 2022.
Nesse contexto, Lula cancelou a agenda política que teria em São Paulo no sábado. Iria com Boulos a Grajaú e São Miguel Paulista. Alega que precisa descansar, pois viajará no domingo para o México. Vai à posse da nova presidente mexicana Claudia Sheinbaum. Então, tá!
104 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Francisco Genival de Oliveira
Duas coisas. Primeiro: Lula cancelou as caminhadas com o Boules porque sabe que não pode sair nas ruas. Seria linchado por causa da roubalheira e inflação lá nas alturas. Porque a inflação que o povo sente não é aquela dos números “fabricados” pelo IBGE “companheiro”. Segundo: Essa história que a Marta é boa de votos é tão fantasiosa que ela perdeu as eleições sentada na cadeira de prefeito. EXATAMENTE como o Taxxad (Haddad). O povo de São Paulo não vai mais no “conto da picanha”. PT e seus “puxadinhos” vão levar uma surra nas urnas no Brasil inteiro. Uma coisa é manipular os algoritmos de 1 eleição, outra seria de todos os municípios do país. ACORDA POVO BRASILEIRO!
Maria das Graças
O PT está tão acabado, mas tão acabado, que não apresentou candidato próprio e teve que ir buscar, em outro partido, uma ex-afiliada que foi prefeita há 20 anos. O Biden da Silva está acabando, aliás, foi desaposentado por falta de opções. A esquerda só tem o PT (que já não é esquerda há décadas), que, por sua vez, só tem o Lula. Vão ter que engolir a direita racional, tipo Tarcísio, para não ter que aguentar a direita radical, tipo Marçal. Melancólico e obvio resultado para quem nunca teve um projeto de país e sim um projeto de poder.
Raimundo Nascimento
MARTA FOI PREFEITA HA MAIS DE 20 ANOS .PARA SE LEMBRAR DELA, O ELEITOR DEVE TER MAIS DE 40 ANOS.QUEM TEM MAIS DE 40 ANOS JA SOFREU O SUFICIENTE PARA NÃO VOTAR NO PT...