Ao hackear Paraguai, Lula imita grampo de Obama sobre Dilma
Ler resumo da notícia
A notícia de que o serviço de espionagem do Brasil hackeou computadores de autoridades do Paraguai produzirá uma crise diplomática. A revelação de que a bisbilhotagem ocorreu a partir de servidores virtuais operados por agentes da Abin desde o Chile e o Panamá dá à lambança uma dimensão regional.
Tramada na gestão Bolsonaro, a invasão hacker para capturar segredos no âmbito de uma negociação sobre o preço da energia de Itaipu ocorreu sob gestão petista. Mal comparando, o Brasil de Lula tratou o Paraguai de modo como Dilma Rousseff foi tratada pelos Estados Unidos durante a gestão de Barack Obama.
Graças a uma denúncia de Edward Snowden, funcionário terceirizado da NSA, a agência americana de segurança, o mundo tomou conhecimento em 2013 que um grampo planetário abastecia a Casa Branca de Informações. As comunicações de Dilma foram interceptadas por um ramal brasiliense da escuta.
O constrangimento aumenta porque a Polícia Federal chegou à espionagem de Lula investigando uma ilegalidade de Bolsonaro. A diferença é que a Abin do capitão usava equipamento comprado com dinheiro do contribuinte para espionar brasileiros. A bisbilhotagem de Lula alcançou autoridades do Legislativo e da Presidência do Paraguai.
Espionagem internacional é parte do jogo. Os Estados Unidos continuam grampeando o mundo. A China faz o mesmo. Com menos recursos, países europeus defendem-se como podem. Sem satélite próprio, com orçamento mixuruca e equipamentos de terceiros, o Brasil contenta-se com a espionagem paraguaia. Não consegue guardar segredo.
55 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Juarez Coelho de Oliveira
Tolice. Tem que colocar na cadeia quem vazou essa informação. Isso é essencial para segurança nacional. Façam um teste. Usem a lei de acesso à informação e peçam a embaixada dos EUA a lista dos espiões em atividade no território nacional. Serão motivo de chacota. Todos os países tem seu serviço secreto de informação. A divulgação disso é um ato gravíssimo e não é pra ser tratado como brincadeira por esse jornalista.
Marlos Henrique
Esse país é uma piada ,agente secretos falando com uma imprensa com intenções suspeitas,sobre serviço de espionagem Algo super sensível Surreal
Danilo Alves Mayol
Mas aí pode a esquerda vai defender o Lula sempre.