Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

STF começa a julgar o pedaço impresso e auditável do golpe

O Supremo Tribunal Federal inicia nesta terça-feira o julgamento do trecho da denúncia da Procuradoria-Geral da República que inclui dois documentos que são as cerejas do bololô golpista. Vão ao banco dos réus mais seis pessoas. Entre elas o ex-assessor presidencial Filipe Martins, acusado de elaborar a minuta de decreto que anularia o resultado eleição; e o general Mário Fernandes, autor do plano Punhal Verde Amarelo, que previa matar o Jeca (Lula), o Juca (Alckmin) e o Joca (Xandão).

Os acusados tentam se desvincular dos documentos sem negar a existência deles. Colocado na cena da delinquência pelo delator Mauro Cid, Filipe Martins assegura que não redigiu a minuta que daria hipotético suporte jurídico ao golpe. Quanto ao plano do triplo homicídio, estava num computador do general Mário Fernandes. Mas sua defesa sustenta que o documento não foi exibido a ninguém.

A Polícia Federal descobriu que, na manhã de 9 de novembro de 2022, o general Fernandes imprimiu o seu plano. Na tarde do mesmo dia, ele esteve no Alvorada. Apresentou o documento a Bolsonaro, que, segundo o procurador-geral, deu o seu aval. Ou, na expressão de Paulo Gonet, "anuiu". Bolsonaro nega. Ele atribui o plano Punhal Verde Amarelo a gente "que tem minhoca na cabeça."

Prevalecendo as versões da defesa do general e de Bolsonaro, o general Mário Fernandes desceria ao verbete da enciclopédia como uma espécie de golpista recreativo —do tipo que planeja a morte de um presidente da República eleito, do vice-presidente e de um chefe da Justiça Eleitoral por mera diversão. Coisa jamais vista na história.

Nos quatro anos de sua Presidência, Bolsonaro não conseguiu arrancar do Congresso o voto impresso. Mas tornou-se protagonista de uma trama enfeitada com documentos impressos e auditáveis.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

31 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


José Freire

O QUE ME ENFURECE, É SABER QUE ESSES CARAS SE APOSENTAM COM 46 ANOS, RECEBEM ALTOS SALÁRIOS SEM FAZEREM NADA, A NÃO SER COMANDAREM PINTURA DE MEIO FIO. O PRÓPRIO B0Z-0 APOSENTOU-SE COM 36 ANOS DE IDADE, E ATÉ HOJE RECEBE ESSA APOSENTADORIA.

Denunciar

Paulo Henrique de Assis Santana

Interessante ver os comentários que desqualificam o texto sempre alegando que há outras coisas mais importantes para comentar. 

Denunciar

Rogerio Ignacio

O problema e que o Joca, Jeca e Juca, ainda estão aqui, e com muita vontade de pegar umas minhocas de cabeça para pescar o peixe grande, e acho que não será pesque e solte, acho que a intenção é fritar. 

Denunciar