Topo

Josmar Jozino

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

2012, o ano em que o PCC matou 106 policiais militares no estado de SP

Colunista do UOL

06/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A policial militar Marta Umbelina da Silva, 44, estava de folga na noite de 3 de novembro de 2012. Eram 21h30 quando ela chegava em casa com a filha de 11 anos, na Brasilândia, zona norte de São Paulo, após ter ido visitar uma amiga.

A menina desceu do carro para abrir o portão da garagem, mas não conseguiu. A mãe desembarcou do veículo para ajudá-la e não percebeu a presença de um desconhecido com arma em punho. Ele estava de tocaia e a aguardava. O atirador disparou ao menos 10 vezes contra a policial militar.

Desesperada, a filha, chorando, implorava por socorro. Segundo a Polícia Civil, em meio aos gritos da menina aflita, o pistoleiro entrou em um Corsa preto, onde um comparsa o esperava, e fugiu. Marta foi levada por familiares para o Hospital Geral de Vila Penteado. Ela não resistiu.

Marta não tinha inimigos e não fazia patrulhamento de rua, pois trabalhava na parte administrativa do CPA/M-3 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano-3), na zona norte paulistana. Ela era soldado e estava na Polícia Militar havia 16 anos. O corpo foi enterrado no Cemitério do Jaraguá, zona oeste.

umbelina - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
Chinelo ao lado de uma cápsula, na frente da casa da soldado da Policia Militar Marta Umbelina da Silva, que foi morta a tiros na frente da filha de 11 anos, em novembro de 2012
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

A vítima era separada do marido. Além da menina de 11 anos, a policial militar tinha um filho de 18 anos e uma filha mais velha, de 20 anos, na ocasião.

O assassinato dela causou comoção e revolta. Principalmente entre a tropa da Polícia Militar. Segundo o MP-SP (Ministério Público Estadual), além de Marta, o PCC foi responsável pelas mortes de outros 105 PMs no estado de São Paulo em 2012.

Guerra entre PCC e PM

No mesmo ano, dezenas de integrantes do PCC foram mortos por policiais militares nos chamados casos de "resistência seguida de morte". Em represália a essas ações, o crime organizado fez um levantamento de endereços de PMs e saiu matando muitos deles, aleatoriamente.

Há quem diga nos meios advocatícios e no sistema prisional que no ano de 2012, muitos faccionados do PCC foram vítimas de flagrante forjado de tráfico de drogas e armas e alguns acabaram torturados e assassinados e os casos foram registrados como "morte decorrente de intervenção policial".

pm 2 - Adriano Vizoni/Folhapress - Adriano Vizoni/Folhapress
Missa de sétimo dia pela morte da policial militar Marta Umbelina da Silva, em novembro de 2012
Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

Para o Ministério Público, em 2012, a liderança do PCC presa na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP) divulgou um "salve" (mensagem) determinando o assassinato de policiais militares "em clara demonstração de desafio ao poder".

Segundo o MP-SP, a ordem foi em represália ao combate que as forças de segurança pública vinham travando com integrantes da facção criminosa em liberdade. O "salve" - de acordo com o MP-SP - dizia que para cada bandido morto em confronto, dois policiais militares deveriam ser assassinados.

Para promotores de Justiça do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e de Combate ao Crime Organizado), o "salve" foi atendido pelos faccionados e resultou nas mortes de 106 policiais militares. No ano de 2012, São Paulo foi palco de uma das mais sangrentas guerras entre o PCC e a PM.

tiriça - Divulgação/SSP-SP - Divulgação/SSP-SP
Roberto Soriano, conhecido como "Tiriça", integrante do PCC, em foto de 2013
Imagem: Divulgação/SSP-SP

Roberto Soriano, o Tiriça, um dos líderes do PCC preso à época na P-2 de Presidente Venceslau, foi acusado de ter mandado levantar endereços e ter dado a ordem para a matança de policiais militares. Por conta disso, como castigo, em novembro de 2012, ele foi removido para presídio federal. Ele negou as acusações.

Um ano antes, PMs da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), tropa de elite da corporação, invadiram um sítio de Tiriça, em Itatiba (SP). Três parceiros do líder do PCC, entre eles Ilson Rodrigues de Oliveira, o Teia, foram mortos. Os militares alegaram que houve troca de tiros. Era o início do conflito.

Marta Umbelina da Silva foi a primeira mulher policial vítima daquela guerra.

As disputas por poder e dinheiro dentro da principal organização criminosa do Brasil são narradas na segunda temporada do documentário do "PCC - Primeiro Cartel da Capital", produzido por MOV, a produtora de documentários do UOL, e o núcleo investigativo do UOL.