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Cristo da Mangueira: Quando absurdo é cotidiano, a verdade está no Carnaval

Desfile da escola Mangueira, no Primeiro Dia do Grupo Especial na Sapucaí  - Ricardo Moraes/Reuters
Desfile da escola Mangueira, no Primeiro Dia do Grupo Especial na Sapucaí Imagem: Ricardo Moraes/Reuters
Leonardo Sakamoto

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em países como Timor Leste e Angola e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). Diretor da ONG Repórter Brasil, foi conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (2014-2020) e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos (2018-2019). É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), “Escravidão Contemporânea” (2020), entre outros livros.

Colunista do UOL

24/02/2020 20h10

A Estação Primeira de Mangueira trouxe um dos mais contundentes carros alegóricos da história do Carnaval carioca, na noite deste domingo (23). Um Jesus Cristo negro e jovem, com cabelo platinado, crucificado e crivado de balas. Ao seu lado, um negro, um indígena, uma mulher e um representante da população LGBTQI.

"A Verdade vos Fará Livres" foi o samba-enredo. A passagem do Novo Testamento, presente em João, capítulo 8, versículo 32, é a mesma citada - a torto e direito - por Jair Bolsonaro em sua campanha eleitoral de 2018. Contudo, ela rareou dos discursos presidenciais na mesma proporção que os nomes do faz-tudo da família, Fabrício Queiroz, e do miliciano recém-falecido, Adriano da Nóbrega, apareciam ao lado do de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, em denúncias e investigações.

O desfile trouxe críticas não apenas ao presidente, mas também ao naco fundamentalista cristão da sociedade, que não deve ser, em hipótese alguma, confundido com a maioria dos evangélicos. Maioria que não espera um "messias de arma na mão".

A Verdade é que Cristo morre, todos os dias, santos ou profanos, através do genocídio de jovens negros nas periferias das cidades. Mas também no assassinato de indígenas, camponeses e trabalhadores, no campo, e de mulheres e da população LGBTQI, em qualquer lugar. Para o conforto de muitos dos que se autointitulam "homens de bem".

Caso nascesse nos dias de hoje, Jesus seria qualquer um dos representados no carro alegórico acima. E o mundo o mataria em seu nome.

Quando defendi isso neste espaço pela primeira vez, há sete anos, quase apanhei na rua (expressão que deixou de ser figurativa neste Brasil em que a intolerância saiu do armário e foi eleita) por pessoas que estão tão dentro de suas caixinhas que não conseguem perceber a beleza presente nas palavras fundadoras de sua própria fé. Interpretam-nas usando a raiva e o rancor como decodificador, sendo que o próprio Cristo disse que a chave para entende-las seria amor.

Considerando que Jesus foi transgressor em sua época, se ele voltasse à Terra seria tudo aquilo que é considerado inferior, marginal, blasfêmico ou de segunda classe. Ou você acha que ele viria coberto de ouro e moraria nos Jardins ou na Barra da Tijuca?

Se houver um Deus, ele ou ela não morrerá de vergonha por causa daqueles que tocam a vida da forma que os faz mais felizes. Mas por conta dos que lançam preces e cantam musiquinhas para louvar seu nome - para, logo depois, censurar, ofender, cuspir, bater, esfolar e matar também em sua honra.

Esse Deus ou Deusa deve pensar que falta amor no mundo, mas também falta interpretação de texto. Pois está escrito no Evangelho de João, capítulo 3, versículo 17: "Deus enviou o seu filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele".

E como já disse aqui, se Jesus voltasse defendendo a mesma ideia central presente nas escrituras sagradas do cristianismo (e que, por serem tão simples, são descumpridas) e andando ao lado dos mesmos párias com os quais andou, seria humilhado, xingada, surrado, alfinetada e explodido. Ela seria chamada de mendiga e de sem-teto vagabundo, olhada como operária subversiva, alcunhado como agressor da família e dos bons costumes, violentada e estuprada, rechaçado na propaganda eleitoral obrigatória em rádio e TV, difamada nas redes sociais, censurado pela Justiça. Teria seu barraco queimado e toda sua vida transformada em cinzas em uma reintegração de posse. Seria finalizada como comunista, linchado num poste pela população em nome da fé e das tradições. Receberia socos e pontapés dos hoje autointitulados sacerdotes - uma parte dos supostos representantes dos interesses de Deus na Terra, que afirma lutar pelo direito de expressar suas crenças, quando quer o privilégio de vomitar seu ódio diante daquilo que acha que pode ameaçar seu controle sobre o povo.

E, ao final, alguém ainda tiraria uma selfie ao lado de seu corpo morto para postar no Instagram.

Jesus sofre uma batida policial no desfile da Mangueira - Júlio César Guimarães/UOL - Júlio César Guimarães/UOL
Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Estudei em escola adventista por nove anos e, ao mesmo tempo, participei ativamente da vida na igreja católica perto de casa. Carrego com carinho esses anos, pois ajudaram a formar minha visão de mundo e meu caráter. Hoje, não sou mais abençoado pelo dom da fé. Mas por conta do meu passado, sei razoavelmente bem o que está escrito nos evangelhos. E o discurso de intolerância que grassa na boca de muita gente não está na bíblia cristã, mas nas interpretações que tentam transformar nossa base da ideia da dignidade humana em submissão.

Perfis nas redes sociais que consideram um absurdo um messias negro (como se os judeus de dois mil anos atrás fossem brancos, de olhos claros e cabelo liso...) enchem a boca para falar que a solução para a criminalidade é "Bandido bom é bandido morto" e, diante do atendimento a uma pessoa em situação de rua, grita "Tá com dó? Leva para casa".

É, meu amigo, minha amiga. Se há um inferno, agindo assim, vocês vão me fazer companhia pela eternidade.

Como já disse aqui um rosário de vezes: se interpretássemos por uma forma mais humana o que significa amar o seu semelhante como a si mesmo, dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, e todo o restante, entenderíamos que toda essa violência é estúpida. O que significa amar alguém de verdade? E o que significa submeter alguém à minha vontade?

Achei ótima a escolha do trecho do Evangelho pela Mangueira para o seu samba-enredo. Mas também poderia ser outro, presente no livro de Lucas, capítulo 23, versículo 34: "Pai, perdoai. Eles não sabem o que fazem".

"Eu tô que tô dependurado
Em cordéis e corcovados
Mas será que todo povo entendeu o meu recado?
Porque, de novo, cravejaram o meu corpo
Os profetas da intolerância
Sem saber que a esperança
Brilha mais na escuridão

Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem Messias de arma na mão"

Nem desenhando fica tão claro.

Leonardo Sakamoto