Topo

Leonardo Sakamoto

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Wassef age como miliciano ao tentar intimidar jornalista do UOL

Bruno Santos
Imagem: Bruno Santos

Colunista do UOL

09/07/2021 23h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Frederick Wassef, advogado do presidente Jair Bolsonaro, agiu como um miliciano ao tentar intimidar a jornalista Juliana Dal Piva, responsável por extensa investigação do UOL que mostra o envolvimento do presidente e de seus filhos na apropriação indevida de salários de servidores de seus gabinetes como parlamentares, as chamadas "rachadinhas".

Wassef, que ficou famoso por esconder o operador do esquema, Fabrício Queiroz, em uma casa de sua propriedade em Atibaia (SP), enviou uma longa e bizarra mensagem de WhatsApp para a colunista em tom ameaçador.

O comportamento criminoso seria suficiente, em um regime democrático, para que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abrisse um processo levando-o à cassação de seu registro. Em um regime democrático.

Ele também diz muito sobre o momento em que vivemos, em que uma "cultura miliciana" chegou ao centro do poder na República. Nesse contexto, quem está insatisfeito com o trabalho de investigação da imprensa não recorre à Justiça, mas tenta intimidar repórteres por conta própria.

O sentimento de impunidade é tão grande que ele não se preocupou que o conteúdo fosse amplamente divulgado. Não se importou em dizer que a repórter precisa ir morar na China porque lá "você desapareceria e não iriam nem encontrar o seu corpo".

Talvez até quisesse isso para cair nas graças do patrão. Vale lembrar que Bolsonaro, nos últimos dias, tem atacado senadores da CPI da Covid e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral porque não quiseram baixar a cabeça para ele - ao contrário do que fez a cúpula das Forças Armadas, que emitiu uma nota em tom ameaçador contra o Senado. A comissão descobriu indícios de que há militares envolvidos em cambalachos para a compra de vacinas.

Passando por cima da Constituição, tenta intimidar membros dos Poderes Legislativo e Judiciário para governar do jeito que quiser, como se a República fosse um território controlado pela milícia.

A mensagem de Wassef, celebrada em grupos bolsonaristas, serve para excitar a tropa de extrema direita.

Mas reforça junto à imprensa a certeza de que o jornalismo investigativo de qualidade é o caminho certo para mostrar ao país a real natureza de quem está no centro do poder. Evitando assim que essa "cultura miliciana" se dissemine e finque raízes. Toda solidariedade à jornalista Juliana Dal Piva.

Segue a mensagem enviada, do jeito que foi escrita:

"Queria te entrevistar. Voce e socialista ?? Comunista ???? Soldada da esquerda brava ??? E daquelas comunistas gauchas guerreira ??? Voce acredita mesmo que este sistema politico e bom para a sociedade e as pessoas ???? Por que voce nao vai realizar seu sonho comunista em Cuba, Venezuela , Argentina ou Coreia do Norte ??? Por que nao se muda para a grande China comunista e va tentar exercer sua profissao por la ???? Faca la o que voce faz aqui no seu trabalho, para ver o que o maravilhoso sistema politico que voce tanto ama faria com voce . La na China voce desapareceria e nao iriam nem encontrar o seu corpo. O mesmo ocorre na Venezuela , Cuba e outros paraisos comunistas. Entao pergunto a voce, por que faz o que faz com quem tenta livrar o Brasil da maldita esquerda ??? Voce teve este mesmo empenho e obsessao com aqueles da esquerda que desviaram BILHOES DE DOLARES atravez de mil esquemas fraudulentos ??? A parte de seu amor pelo comunismo, voce vai continuar atendendo os pedidos de sua parceira/chefa para me atacar sem parar . Ela te paga ??? Ou e so muito amor por ela ??? Voces estao namorando ???? Se eu financiar todos os custos de viagem para Caracas na Venezuela , voce iria para la fazer umas materias sobre o que esta acontecendo la ??? Se eu te comprar um belo imovel por la, voce moraria la para realizar seu sonho comunista ???? Por que nao experimenta primeiro na sua pele o que e a esquerda, para depois lutar tanto para atingir o Presidente de seu Pais e trazer o comunismo para o meu amado Brasil. Voce e inimiga da patria e do Brasil. Voce sabia que apos o fim da 2 guerra mundial o mundo foi dividido em 2 blocos??? Esquerda e direita ?? Capitalismo e Comunismo ??? Luz e trevas ???? Voce sabia que a maldita esquerda falhou em metade do planeta terra ??? Em todos oa paises e culturas em que se instalou ??? E que ao contrario do comunismo, o capitalismo deu certo em todos os paises e siatemas ??? Entao por que voce luta fanaticamente com suas materias direcionadas e distorcidas da verdade para induzir em erro o publico ??? A esquerda te paga ??? Voce esta feliz e realizada por atacar e tentar destruir o Presidente do Brasil, sua familia e seu advogado ?????"