Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em prova de força contra Legislativo e Judiciário, Bolsonaro leva a melhor

Colunista do UOL

19/07/2022 18h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta terça-feira (19) falei sobre as reações dos Poderes Legislativo e Judiciário, após os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), durante reunião com embaixadores estrangeiros, no Palácio da Alvorada. No encontro, ele voltou a mentir sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.

Sem citar o nome de Bolsonaro, o ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que a desinformação no Brasil tenta sequestrar a opinião pública e a estabilidade política. Durante evento no Paraná, o ministro afirmou que é preciso dar um 'basta à desinformação e ao populismo autoritário".

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também se manifestou sobre o assunto. Publicou em suas redes sociais mais uma nota de repúdio. De maneira branda, afirmou que a segurança das urnas eletrônicas e a lisura das eleições no País "não podem mais ser colocadas em dúvida".

Soterradas por uma força de bulling que dominou o debate e preocupados com o conteúdo dos ataques e não com o contexto deles, as duas instituições mostraram que não têm capacidade de resposta - diferentemente dos principais concorrentes do presidente, que conseguiram rebater os absurdos à altura. Em uma espécie de covardia institucional, marcada por reações leves e notas brandas - para a gravidade do assunto - Legislativo e Judiciário revelaram que nessa prova de fogo, Bolsonaro leva a melhor.

Na edição da Live UOL de hoje falamos também sobre as reações dos outros candidatos e a resposta da oposição, que apresentou ao STF uma notícia-crime contra Bolsonaro, pedindo que ele seja investigado por crime contra o Estado Democrático de Direito pelos ataques ao sistema eleitoral.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.