Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Militância de Lula está rezando na mesma cartilha de Olavo de Carvalho

Colunista do UOL

31/08/2022 20h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Comentei, na Live UOL, a pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada hoje (31), que aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida eleitoral. O petista tem 43% das intenções de voto, seguido pelo presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 35%.

Lula oscilou um ponto para baixo em relação à pesquisa anterior, divulgada no fim de julho, enquanto Bolsonaro manteve-se no mesmo patamar.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, mesmo número de antes, e a senadora Simone Tebet (MDB) tem 5% das intenções, oscilando um ponto em relação à pesquisa de julho.

Sem grandes mudanças para o ex-presidente Lula —o que garantiria uma vitória certa logo no primeiro turno—, petistas têm adotado, nas redes, as mesmas técnicas bolsonaristas de 2018. E errado ao escolher como arma, para evitar a tendência de queda, as mesmas ferramentas utilizadas pela milícia adversária.

Influencers digitais e jornalistas amigos, atraídos recentemente para o petismo, encarnaram o perfil "Che Guevara de apartamento". Não estão dispostos a fazer revolução alguma, querendo manter o mesmo modelo de vida, mas usam as redes sociais para obter um pouco de emoção e adrenalina na rotina diária.

Com as mesmas técnicas dos bolsonaristas, perseguem, formam grupos para ataques em massa e agem contra a reputação de adversários, usando, aliás, os mesmos insultos, antes adotados por seus opositores. Com as práticas, mostram que passaram a rezar na mesma cartilha de Olavo de Carvalho, ex-guru de Bolsonaro.

Na Live UOL de hoje, falamos também sobre o afago do presidente ao chefe da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, chamado por ele de "grande aliado na questão dos combustíveis"; e sobre Simone Tebet (MDB) que, em evento de campanha, disse que "lavou a alma das mulheres", no debate do último domingo.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.