Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comendo pizza na rua, imagem do "não vacinado" Bolsonaro dá volta ao mundo

Colunista do UOL

20/09/2021 18h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma imagem postada no Instagram pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, conseguiu algo que talvez nenhuma campanha institucional do ministério alcançou este ano: visibilidade e repercussão mundial. A foto do presidente Jair Bolsonaro e sua comitiva comendo pizza na rua, em Nova York, deu a volta ao mundo nesta segunda-feira (20).

Postada na noite de domingo, a imagem sugeriu a ideia de que Bolsonaro, que afirma não ter se vacinado contra covid-19, evitou entrar em restaurantes na cidade. Os estabelecimentos são obrigados a verificar se os clientes estão vacinados.

Duas agências internacionais de notícias, Reuters e France Presse, divulgaram a imagem, ampliando a repercussão da cena. "O cético em relação às vacinas Bolsonaro é aprovado na ONU, mas não em restaurantes de Nova York", informou a agência inglesa. "Não vacinado, Jair Bolsonaro faz uma dieta de pizza e coca nas ruas de Nova York", noticiou o Ouest France com base na agência francesa.

A mídia inglesa assim como a americana também riu do jantar do presidente do Brasil. "Bolsonaro não vacinado é forçado a comer pizza na calçada de Nova York em meio a regras de vacinação de restaurantes", noticiou o "The Independent", que também chamou o presidente de "um infame cético em relação a vacinas".

O site popular americano "Daily Beast" intitulou: "Bolsonaro, presidente da extrema direita não vacinado do Brasil, é forçado a comer pizza na rua em Nova York". Já o site da rede NBC informou: "Líder brasileiro não-vacinado come pizza ao ar livre já que a legislação de Nova York sobre vacinas ainda está em vigor".

O fato de Bolsonaro ser o único chefe de Estado do G-20 a não ter se vacinado foi também notícia em sites na Índia, no Japão e na Itália, entre outros países. Nesta terça-feira, o presidente do Brasil fará o discurso de abertura da Assembleia-Geral da ONU.