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Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Comunicação de Bolsonaro é eficiente em situações criadas para dar recados

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes durante visita a feira de pássaros, no domingo, em Brasília - Reprodução/ CNN
O presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes durante visita a feira de pássaros, no domingo, em Brasília Imagem: Reprodução/ CNN

Colunista do UOL

25/10/2021 11h58

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A comunicação do presidente Jair Bolsonaro sofreu uma derrota no domingo (24) com a remoção, pelo Facebook e Instagram, do vídeo com a live realizada na quinta-feira, quando associou vacina contra covid-19 e Aids. Mas nesse mesmo dia ele mostrou mais uma vez como é fácil conseguir espaço na mídia: levou Paulo Guedes para visitar uma feira de pássaros em Brasília. Ambos sem máscara, claro.

Se o "cercadinho" do Alvorada não produz mais o mesmo efeito desde que boa parte da imprensa deixou de acompanhar as aparições do presidente, as visitas fora da agenda nos finais de semana ainda funcionam bem.

O passeio do presidente serviu de palco para o ministro da Economia responder a críticas que está sofrendo por furar o teto de gastos do Orçamento de 2022 com a criação do Auxílio Brasil. Não muito confortável no meio da feira, Guedes atacou economistas que fizeram reparos à decisão, em especial Maílson da Nóbrega, que o criticou no "Jornal Nacional" de sexta-feira (22), Henrique Meirelles e Afonso Pastore.

O fato é que o passeio de Guedes com Bolsonaro foi notícia na televisão (CNN Brasil) e em todos os sites. O presidente segue muito eficiente na arte de fazer política com gestos, ainda que nada sutis. Deu mais um "sinal ao mercado" de que está tudo bem na relação com o ministro, mesmo que não esteja.