Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Pesquisa da Globo constata impacto da pandemia sobre saúde mental do jovem
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Uma pesquisa encomendada pela Globo constatou que o principal efeito da pandemia de coronavírus entre a população de 16 a 34 anos foi sobre a saúde mental. O estudo, feito em março, serviu para pautar um evento sobre empreendedorismo entre os jovens, o Menos30 Fest, cuja nona edição ocorrerá entre 9 e 11 de novembro.
Foram 1.500 entrevistados com acesso a internet, uma amostra representativa de um universo de 53,7 milhões de pessoas (84% do total da população nesta faixa etária). Foram divididos de acordo com sexo (52% de mulheres, 48% de homens), classe social (70% de classe C, 27% na B e 3% na A) e formação escolar (18% com ensino fundamental, 58% com ensino médio e 24% com ensino médio).
Questionados sobre uma série de situações que enfrentaram na pandemia, o maior percentual citado pelos entrevistados foi "tive que cuidar mais da minha saúde mental" (42%), "passei a depender de auxílio emergencial (22%), "passei a trabalhar em home office" (20%) e "perdi meu emprego" (18%).
O interesse principal da pesquisa, em função do evento que a Globo promove, era verificar questões relativas a empreendedorismo. Entre os entrevistados são empreendedores 24% dos entrevistados. Já o percentual dos que são empreendedores e vivem apenas do próprio negócio é de 15%.
Apresentado por Caio Braz, a 9° edição do evento traz convidados do cenário da música, arte, empreendedorismo e mundo digital, em conversas sobre as novas formas de empreender, inovação, tecnologia e consumo consciente. Por causa da pandemia, o evento será online, com transmissão pelo You Tube e outros canais digitais da Globo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.