Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

JN ignora fala de Bolsonaro sobre férias, e o desmente com imagens

Bolsonaro andou de jet ski com a filha durante suas férias em Santa Catarina  - Dieter Gross/Ishoot/Estadão Conteúdo
Bolsonaro andou de jet ski com a filha durante suas férias em Santa Catarina Imagem: Dieter Gross/Ishoot/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

05/01/2022 21h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O UOL Confere fez a sua parte muito bem nesta quarta-feira (05) ao mostrar didaticamente que Jair Bolsonaro criou uma confusão ao dar declarações contraditórias sobre as suas férias. O presidente disse hoje que é "maldoso" dizer que ele estava de férias, mas semanas atrás havia avisado que ia tirar dez dias de folga entre o Natal e o ano novo.

Mas, talvez, melhor tenha sido o que o "Jornal Nacional" fez. O telejornal da Globo simplesmente ignorou a fala de Bolsonaro, ao relatar que ele teve alta no hospital em São Paulo onde foi internado. E o desmentiu com imagens.

Mostrando as cenas de um passeio de jet ski do presidente com sua filha, o repórter Cesar Menezes disse: "O presidente deixou o hospital e foi direto para o aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Brasília. Bolsonaro chegou a São Paulo na madrugada de segunda-feira depois de ficar uma semana de férias em Santa Catarina".

Por que reverberar uma frase ("É maldoso quem fala que estou de férias") que é desmentida pelos fatos e pelas fotos? Talvez seja mais eficiente, do ponto de vista da informação, não dar trela a falas confusas, que contradizem os fatos, mesmo quando ditas pelo presidente da República.