Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como jornalista descobriu que Bolsonaro saiu de Santa Catarina com urgência

Helicóptero da presidência da República faz voo noturno para buscar Bolsonaro  - Marcos Schmitt, NSC TV
Helicóptero da presidência da República faz voo noturno para buscar Bolsonaro Imagem: Marcos Schmitt, NSC TV

Colunista do UOL

03/01/2022 12h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma equipe da NSC TV, afiliada da Globo em Santa Catarina, foi responsável pela descoberta que o presidente Jair Bolsonaro interrompeu as suas férias na noite de domingo (02) e viajou com urgência para São Paulo. Originalmente, ele ficaria em São Francisco do Sul até terça-feira (04).

O presidente foi internado na madrugada de hoje (3) no hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, com obstrução intestinal, segundo boletim médico. Em seu perfil no Twitter, o presidente disse que é possível que ele seja submetido a uma "cirurgia de obstrução interna na região abdominal".

Durante a tarde, no domingo, os jornalistas que faziam plantão no local estranharam que Bolsonaro desmarcou uma saída de moto que estava prevista. A segurança do presidente chegou a revistar pessoas que se aproximariam para tirar fotos com ele, mas o passeio foi suspenso sem explicação.

Às 21h10, a equipe da NSC TV que estava em São Francisco do Sul teve a informação de que alguém estava doente - o presidente ou a primeira-dama. Na sequência, descobriram que o avião presidencial estava em Joinville e que decolaria em horário em que o aeroporto está fechado, confirmando a urgência da situação.

O cinegrafista Marcos Schmitt registrou a imagem do helicóptero da Força Aérea Brasileira que buscou Bolsonaro no Forte Marechal Luz e o transportou até Joinville.

A equipe da NSC acompanhou o avião que saiu de Joinville por monitores online e confirmou que se deslocava para São Paulo. Então, as equipes da Globo em São Paulo confirmaram que o destino era o hospital Vila Nova Star.

A notícia foi publicada originalmente à 1h40 da madrugada de segunda (03) pela jornalista Dagmara Spautz, colunista do NSC Total. Em sua conta no Twitter, ela creditou também o cinegrafista Marcos Schmitt, o repórter Juan Todescatt e o auxiliar de produção Mauricio Da Silva Veloso.

"Com a habitual falta de transparência na comunicação oficial deste governo, nossas equipes perceberam uma movimentação estranha e, como prega o jornalismo profissional, cercaram por todos os lados até chegar ao furo de reportagem", disse César Seabra, diretor de Jornalismo da NSC.