Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com critérios diferentes, Record entrevista Bolsonaro, mas não Haddad

Bolsonaro deu entrevista à Record na noite de domingo; convidado, Lula não foi - Divulgação
Bolsonaro deu entrevista à Record na noite de domingo; convidado, Lula não foi Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

23/10/2022 22h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Record planejou debates no segundo turno com os candidatos ao governo de São Paulo e com os candidatos à Presidência.

O evento com Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) foi cancelado, segundo a Record, "devido a dificuldades na agenda dos candidatos ao governo de São Paulo". A campanha do petista afirmou que não houve problemas de agenda por parte dele.

Tarcísio também alegou problemas de agenda para não comparecer a debates no SBT e na TV Cultura. Os dois canais mantiveram o convite a Haddad e o entrevistaram. A Record não fez isso.

Já o debate entre Bolsonaro (PL) e Lula (PT) foi anunciado pela Record antes mesmo de haver confirmação por parte do candidato petista. Como Lula recusou o convite, a emissora, então, decidiu fazer uma entrevista com o presidente neste domingo (23).

Na sexta-feira (21), o pool formado por SBT, CNN Brasil, Terra, Estadão, Veja e Nova Brasil entrevistou Bolsonaro por uma hora, após Lula desistir de participar de um debate com o candidato do PL. O encontro manteve as regras do debate, com limitação de tempo para as perguntas e respostas.

A entrevista de Bolsonaro na Record não teve regras deste tipo. Bolsonaro respondeu livremente pelo tempo que quis, sem ser interrompido em momento algum. Aproveitou várias perguntas para discursar sobre os assuntos que o interessavam.

Antes mesmo de começar a entrevista, Bolsonaro aproveitou uma deixa do apresentador Eduardo Ribeiro e começou a falar livremente, criticando o seu adversário. A primeira pergunta foi um presente de pai para filho: "Qual é a principal pergunta que o senhor faria a Lula esta noite?"

No primeiro turno de 2022, a Record cancelou o seu plano de fazer um debate com os candidatos à Presidência. Em 2018, a Record cancelou o debate programado no segundo turno entre Bolsonaro e o então candidato do PT, Fernando Haddad.

Audiência

Na sexta-feira (21), a entrevista com Bolsonaro no SBT registrou, segundo dados prévios, 6 pontos contra 21,9 da Globo e 5,4 da Record. A entrevista de Bolsonaro na Record registrou, segundo dados prévios, média de 9,5 pontos, ficando atrás da Globo (18,4), mas à frente do SBT (7,3), Band (2,4), RedeTV (1,0) e Gazeta (0,8). A RecordNews também exibiu entrevista e marcou 0,5 ponto.

O número de aparelhos ligados domingo à noite é bem superior ao de sexta-feira. Esses dados podem sofrer alteração na segunda-feira (24) quando o Kantar Ibope divulgar os números consolidados.