Natália Portinari

Natália Portinari

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

União Brasil quer indicar ex-integrante do governo Dino para ministério

O União Brasil quer indicar o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA), líder do União Brasil na Câmara, para o lugar do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Pedro Lucas fez carreira na política como aliado de Flávio Dino, hoje ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), sorteado relator da denúncia contra Juscelino.

Ultimamente, se aproximou de Antônio Rueda, presidente do União Brasil, e ganhou capital político dentro de seu partido.

Quando era vereador, em 2017, Pedro Lucas integrou o governo de Flávio Dino no Maranhão como presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), autarquia responsável pela gestão da Região Metropolitana da Grande São Luís.

É deputado federal desde 2019 e filho de Pedro Fernandes, ex-deputado federal pelo Maranhão, também do União Brasil e atual prefeito de Arame (MA).

Foi escolhido líder da bancada em janeiro, substituindo Elmar Nascimento (BA). O União Brasil apostou, nos últimos meses, em fortalecê-lo como interlocutor político, especialmente após as citações a Elmar Nascimento na Operação Overclean.

Até 2021, Pedro Lucas era filiado ao PTB, partido do qual também foi líder. No governo Bolsonaro, foi um dos líderes nas indicações do "orçamento secreto" — instrumento que o STF proibiu e que continua combatendo, em um processo cujo relator é justamente Flávio Dino.

Pedro Lucas foi responsável por R$ 104 milhões em indicações em emendas de relator de 2020 a 2022.

Juscelino Filho decidiu sair do cargo nesta terça-feira, em acordo com o Palácio do Planalto, após ser denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

19 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Reinaldo Tadeu Richter Pereira de Carvalho

A UNICA COISA QUE O UNIÃO BRASIL DEVERIA PODER INDICAR É CADEIA PARA TODOS SEUS MILITANTES !!!

Denunciar

Paulo Mello

Juscelino é do partido anterior do Bozo, PSL, que mudou de nome pra União Brasil. Ou seja eleito pelos conservadores. Os bolsominions piram kkkkk

Denunciar

Osvaldo Cesar Tavares

Zero de novidades, pois o PT tem  o dom de se cercar de pessoas corruptas; engraçado os esquerdistas agora falar que o tal Juscelino é do Centrão e de direita. Ele é Ministro de Estado do Governo Lula e qualquer pessoa sabe que eles se cheiram. E o atual presidente se vê em maus lençois, pois é evidente que parlamentares do Centrão que não desembarcarem agora do governo não serão reeleitos. Com certeza em 2026 o Congresso Nacional terá a maior renovação de sua história; elegerão alguns do PT e quem for do centro para a direita e não tiver aval de Bolsonaro não será reeleito. Quero ver se Lula tem coragem de colocar o tal Ministro Juscelino, que ainda por cima suja o nome JUSCELINO, pra correr. Mais que provado que Lula não tem nenhum base pra governar. Seu Ministério é uma piada de mau gosto.

Denunciar