Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Julgamento de Daniel Alves por agressão sexual vai durar 3 dias

Esta é parte da versão online da newsletter Pra Começar a Semana. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.

********

Nesta segunda-feira, os juízes espanhóis vão ouvir a mulher que acusa Daniel Alves de tê-la violentado na boate Sutton, em Barcelona, em 30 de dezembro de 2022. Também serão ouvidas testemunhas que estavam na boate. Na terça, vão falar a modelo Joana Sanz, mulher do jogador na época, e amigos do brasileiro. Na quarta, serão analisados os laudos periciais.

O jogador está preso na Espanha desde janeiro de 2023; a pena máxima para o crime é de 12 anos. O lateral direito e ex-capitão da seleção brasileira já deu quatro versões sobre o caso, e o UOL apurou que uma quinta versão será apresentada agora pela defesa.

***************************

SEGUNDA, 5

Congresso retoma as atividades depois do recesso. Na pauta, há 20 medidas provisórias, entre elas a MP 1202/23 que reonera a folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia; O tema é motivo de impasse entre o governo e a maioria no Legislativo.

Banco Central divulga os resultados das transações correntes e do investimento estrangeiro direto no Brasil referentes a dezembro de 2023.

Seleção Brasileira enfrenta o Paraguai no Pré-Olímpico. Partida marcada para as 17h é a primeira do quadrangular final, fase em que todas as seleções jogam contra todas. As duas primeiras colocadas se classificam para os Jogos de Paris, em julho. Na outra partida do dia, a Argentina joga contra a Venezuela.

Continua após a publicidade

*******************************

TERÇA, 6

Lula visita cidades da Baixada Fluminense. Em Magé, o presidente entrega unidades do Minha Casa, Minha Vida. Um Belford Roxo, participa da inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, que leva o nome de seu neto, falecido aos sete anos em 2019 — quando Lula estava preso em Curitiba.

Augusto Heleno presta depoimento à Polícia Federal. O general, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, será interrogado na condição de investigado no inquérito que apura a existência de uma Abin paralela e ilegal durante o governo Bolsonaro.

Câmara de São Paulo discute CPI que tem padre Júlio Lancellotti como alvo. Depois do pedido de instalação da CPI para investigar ONGs que atuam na cracolândia, sete vereadores retiraram assinaturas. Colégio de Líderes decide se, ainda assim, a comissão será instalada.

Banco Central publica ata da reunião do Copom da semana passada que reduziu Selic para 11,25% ao ano.

Continua após a publicidade

****************************

QUARTA, 7

Lula faz a primeira visita de seu terceiro mandato a Minas Gerais. Agenda começa por Juiz de Fora, administrada pelo PT. Em Belo Horizonte, o presidente vai anunciar planos de obras nas áreas de educação e transportes.

Semifinais da Copa Africana de Futebol. Nigéria x África do Sul, às 14h, e Congo x Costa do Marfim, às 17h, decidem quem vai para a final, marcada para domingo. Veja a classificação na tabela.

***************************************

QUINTA, 8

Continua após a publicidade

IBGE divulga IPCA de janeiro. O IPCA-15, prévia da inflação, divulgado no dia 26, ficou em 0,31%. O indicador ficou abaixo da previsão de 0,47%, de acordo com economistas ouvidos pela agência de notícias Reuters.

Brasil enfrenta Venezuela pelo Pré-olímpico de futebol masculino. Na outra partida, o Paraguai joga contra a Argentina.

Pré-olímpico de basquete feminino tem início em Belém. Brasil, Austrália, Sérvia e Alemanha disputam até domingo três vagas nos Jogos de Paris. Leia aqui.

A Cor Púrpura chega aos cinemas, com Ludmilla na trilha. Adaptação de musical da Broadway baseado no romance de Alice Walker fala sobre abusos sofridos por mulheres negras no sul dos EUA. A primeira versão, de Steven Spielberg, tinha Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey no elenco. Nesta, Danielle Brooks foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante. Ludmilla canta em Girls, ao lado de Dyo e V. Bozeman. Veja o trailer e mais estreias em Tangerina.

*********************************

SEXTA, 9

Continua após a publicidade

Prazo final para julgamento pelo STF dos acusados pelos ataques de 8 de janeiro. O ministro Alexandre de Moraes votou para condená-los, com penas de 12 a 17 anos de prisão. Ainda pode haver pedido de vista ou destaque. Leia na Folha de S.Paulo.

Escolas do Grupo Especial desfilam em São Paulo. A Camisa Verde e Branco abre o evento às 21h. Também se apresentam Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Macha Verde e Rosa de Ouro.

***********************************

SÁBADO, 10

Festival Rec-Beat tem início em Recife. Evento com entrada franca vai até terça. Além de artistas nacionais, bandas de Gana, Bélgica, Alemanha e Colômbia fazem shows no Brasil pela primeira vez. Leia em Splash.

Vai-vai abre segundo dia de desfiles do Grupo Especial em São Paulo. Também se apresentam Mocidade Alegre, campeã do Carnaval 2023, Afoxé Filhos da Coroa de Dadá, Vai-Vai, Tom Maior, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes